Não poderia ser mais simples. Instituições de caridade, abrigos e organizações beneficentes se cadastram no aplicativo FareShare FoodCloud. Diariamente, o supermercado avisa a quantidade e quais alimentos tem para serem doados. Através de mensagem de texto, a entidade cadastrada recebe um alerta pelo app de que os alimentos estão disponíveis. Os interessados então vão até a loja e recolhem os produtos para dar comida a quem necessita. E com isso, milhares de toneladas de alimentos bons para o consumo deixam de ir para o lixo.
Sensacional, não? É a tecnologia sendo usada para combater o desperdício de alimentos. A solução foi implementada no Reino Unido, onde a organização FareShare fez parceria com uma das principais redes de supermercados de lá, a Tesco. Em vez de serem descartados, frutas, verduras, refeições prontas, massas, bolos e pães, além de outros produtos são doados para caridade.
O programa piloto é chamado de Community Food Connection e faz a conexão das entidades a receberem as doações com os supermercados que estejam mais próximos da sua localização. Já são mais de 1 mil lojas Tesco participando do projeto.
Há 20 anos, a organização britânica FareShare luta contra o desperdício de alimentos para poder dar comida a quem tem fome. Ela atende entidades que auxiliam moradores de rua, desempregados, refugiados, ou seja,os mais vulneráveis. Só no ano passado, a FareShare conseguiu arrecadar mais de 9 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos para cerca de 2,5 mil instituições de caridade. Com eles, foram preparadas 18 milhões de refeições.
Grande parte do trabalho realizado na organização é feito por voluntários, que por exemplo, dirigem os veículos que transportam as doações e separam os produtos nos centros de distribuição.
Para que as doações sejam utilizadas da melhor maneira possível, a FareShare faz uma seleção criteriosa das entidades que irão recebê-las. Após se inscreverem, as instituições de caridade recebem uma visita e depois passam por treinamento para saber mais sobre armazenamento e preparação de carnes, hortaliças e outros ingredientes, de acordo com as leis britânicas de vigilância sanitária.
Estima-se que, por ano, 15 milhões de toneladas de alimentos sejam jogados no lixo no Reino Unido. Uma pesquisa revelou que uma família britânica com quatro pessoas desperdiça, em média, 11 refeições por mês.
No mundo todo, 1/3 dos alimentos produzidos é perdido. É comida que poderia estar matando a fome de milhões de pessoas que têm seus pratos vazios.
A iniciativa da FareShare é simples e fácil de ser replicada em qualquer lugar do mundo. Que tal aqui no Brasil?
Via Conexão Planeta por Suzana Camargo
Próximo Post