Cada vez mais consumidores modernos estão preocupados com o lixo que seu consumo gera e a pegada de poluição que existe por trás do produto consumido. As embalagens, portanto, é uma grande preocupação.
Pensando a iniciativa Twenty foi criada: uma solução que reduz os danos ambientais de produzir, empacotar e transportar produtos de limpeza – afinal, quem consegue viver sem eles? O produto chega na sua casa em forma de cápsulas e recipientes reutilizáveis – basta adicionar água e o produto está pronto para ser utilizado! O mais legal é que as cápsulas não possuem nenhuma embalagem plástica!
Desenvolvido por Mirjam de Bruijn, da Escola de Design Eindhoven da Holanda, o conceito é eliminar principalmente o transporte desnecessário de… água. Em média, 80% dos produtos de limpeza do mercado é composto por água. Os outros 20% são os princípios ativo, que realmente é preciso transportar. Daí surge o nome Twenty, que significa “Vinte” no português.
“Eu criei a Twenty para pessoas como eu que realmente gostaria de usar produtos que não agridem o meio ambiente, mas têm um estilo de vida bem corrido. Precisamos de produtos simples, econômico, fácil de usar e que caiba no nosso estilo de vida”, explica a designer.
A iniciativa foi vencedora da Dubai Design Week, o maior festival do Oriente Médio que louva a criatividade, e competiu com mais de 150 inscrições do mundo inteiro. Infelizmente o produto ainda não está disponível no mercado, pois trata-se de um conceito. No momento, a designer está refinando a ideia e conversando com produtores e varejistas para adotar a solução. Estamos na torcida, não é mesmo?