Essa construção em container modular é uma moradia de estudantes na cidade universitária Le Havre, na França. Projetada pelo escritório Cattani Architects, foi feita com containers usados, montados em uma grade de metal, onde os recipientes deram forma a um prédio de quatro andares que abriga 100 apartamentos de 24 m² cada, o conforto foi o ponto principal.
No conjunto foram criados espaços como calçadas, pátios e varandas, de maneira que interligasse um container ao outro e fugisse da solidez do volume que ele proporciona, evitando que os alunos se sentissem vivendo em uma caixa. Os arquitetos buscaram garantir vida independente a cada unidade, evitando a simples sensação de empilhamento das unidades. As sequências dos corredores transversais que dão acesso aos apartamentos na fachada, cria uma sucessão de espaços cheios e vazios dando à estrutura uma transparência mais visual.
O edifício é distribuído em quatro andares, onde o primeiro nível foi levantado a partir do solo. Desta forma, as unidades deste pavimento podem desfrutar da mesma privacidade oferecida às unidades nos andares superiores. Todos os apartamentos têm vista para um jardim interior e estão equipados em ambas as extremidades com paredes de vidro que permitem a iluminação natural dos espaços.
A Construção em container é considerada mais sustentável por ser uma obra mais limpa e rápida e pelo próprio reuso do material, mas esse tipo construtivo requer cuidados de isolamento térmico e acústico, principalmente em um ambiente de estudo. Para garantir o máximo de conforto aos estudantes, foram usadas paredes adjacentes que dividem as diferentes unidades, revestidas com material de 40 centímetros de largura, além das camadas de borracha para amortecer as vibrações.
Na fachada externa foi mantida a ondulação natural do container, repintadas em cinza metálico. No interior, os designers optaram por paredes brancas e móveis de madeira. Cada estúdio tem um banheiro, quarto/sala, cozinha e Wi-Fi grátis.
Via Contemporist e SustentArqui.com.br (Fonte e imagens)
.
Próximo Post