Na cidade de Wiesbaden, na Alemanha, uma simpática iniciativa está conseguindo unir melhoria da mobilidade urbana, redução dos níveis de poluição atmosférica e de emissões de gases de efeito estufa, incentivo ao consumo de produtos locais e atenção às pessoas mais velhas. Uma loja de entregas online de alimentos, artigos de papelaria, flores, vinhos e até livros faz suas entregas aos clientes por meio de bicicletas elétricas de carga conduzidas por mensageiros idosos.
De acordo com os proprietários dessa loja de conveniências de nome complicado –Kiezkaufhaus, livremente traduzido para o português como “loja de departamentos de bairro” – a intenção de tão boa proposta é promover a criação de valor compartilhado tanto para as empresas como para a sociedade, combinando a comodidade das compras online com o apoio aos fornecedores locais e independentes.
As entregas são feitas no mesmo dia e sem pegada de carbono por ciclistas experientes do bairro onde a loja está sediada. Sem emissões e mais rápido que a Amazon.com, como diz o site da loja. E mais: sem utilizar embalagens descartáveis, já que todos os produtos são entregues em sacolas reutilizáveis.
Uma das líderes do projeto da Kiezkaufhaus, Nanna Beyer, disse que a ideia surgiu depois que ela percebeu um dos maiores problemas dos serviços de entregas online: a enorme quantidade de pacotes de produtos encomendados que precisavam depois ser transportados em caminhões por grandes distâncias, gerando toneladas de gases de efeito estufa e incrementando o trânsito e a poluição.
“Fazer compras pela internet é muito conveniente, mas se olharmos para trás veremos que há muita coisa errada”, diz Nanna. Um livro ou um vinho encomendado, por exemplo, pode vir de muito longe. “Há uma frota enorme de caminhões nas estradas alemãs apenas para entregar todos esses produtos e cerca de 800 mil pacotes são devolvidos diariamente. Isto significa perto de 400 toneladas de CO2 emitidas todos os dias. Sem contar os resíduos das embalagens”.
A loja é uma ótima alternativa às grandes cadeias de comércio e aos shoppings, além de uma forma de manter pequenas e boas empresas locais em pleno funcionamento o ano inteiro.
Nos finais de semana, a Kiezkaufhaus não funciona. É uma forma de incentivar as pessoas saírem de suas casas para prestigiar as lojas locais do seu bairro e da sua cidade.
A Kiezkaufhaus ainda é apenas um protótipo ideal para o que o comércio na internet pode vir a ser em um futuro bem próximo. Afinal, ao contrário do que parece, compras online ainda não são totalmente sustentáveis ou carbono zero.
Site da loja online Kiezkaufhaus
Via Planeta Sustentável – planetasustentavel.abril.com.br
Próximo Post