Entenda como funciona esse veículo, que possui um motor elétrico e outro de combustão.
O surgimento do carro híbrido remonta ao ano de 1901. Quem desenvolveu esse tipo de modelo foi Ferdinand Porsche, conhecido como o “pai do fusca”. O carro criado por Porsche foi chamado de Mixte, que poderia ser montado com dois ou quatro motores elétricos nas rodas e um motor a gasolina. A velocidade máxima alcançada era de 50Km/h.
Em 1915, surgiu o Dual Power, com apenas um motor elétrico e velocidades de até 25Km/h e um a gasolina, com média de 55Km/h. Este modelo foi desenvolvido pela Woods Motor Vehicle.
Após um período sem muitas movimentações, apenas nas décadas de 1960 e 1970 o americano Victor Wouk retoma os estudos híbridos, sem ter muito sucesso no mercado automotivo.
A Audi fez tentativas em 1989 e em 1991, mas só em 1997 a indústria japonesa consegue lançar, com sucesso, os primeiro modelos híbridos a decolarem no mercado. Foi a Toyota, com o Prius.
Hoje, os híbridos e elétricos chegam a quase 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo. A previsão é de que, em cinco anos, cheguem a 2,87 milhões. Cerca de 80% das vendas se concentram nos mercados do Japão e Estados Unidos. A perspectiva é de que, em 2020, os híbridos já representem 14% do mercado de automóveis japonês e 7% do americano. As informações são da consultoria Gartner.
A configuração clássica de um automóvel está em seu motor, que é movido pela energia liberada da combustão da Gasolina, Etanol, Diesel, Gás.
Dentro de uma câmara, a explosão de um desses elementos citados acima vai empurrar o pistão para baixo e fazer girar a chamada árvore de manivelas. Essa movimentação é repassada para a caixa de marchas, passa pelo diferencial e chega às rodas.
Veja um vídeo que mostra o momento da combustão.
Agora que você já compreendeu o funcionamento de um carro clássico, fica mais fácil explicar sobre o funcionamento dos carros elétricos, onde está incluída a classificação do carro híbrido.
A filosofia é a mesma do carro movido à combustão, com os mesmos sistemas de suspensão, freios e transmissão.
A diferença está no fato do carro elétrico ter uma bateria no lugar de um tanque de gasolina.
O funcionamento do motor elétrico fica por conta dos campos magnéticos gerados por bobinas expostas a uma diferença de potencial. É o que gera o chamado campo magnético, também conhecido como indução e que se traduz na força responsável por girar o eixo do motor que irá entregar o torque para o sistema de transmissão.
Desse momento em diante, o processo é exatamente igual a um carro comum.
O processo indução que garante a força para girar o eixo do motor pode ser melhor compreendido com essa ilustração abaixo:
As vantagens de um carro elétrico estão na ausência de emissão de poluentes e na melhor curva de torque do motor, se comparada à do motor de combustão. Outra característica é a ausência de ruídos.
Os carros híbridos são aqueles que permitem o uso de um motor elétrico e outro à combustão. Nesses modelos, o motor elétrico “auxilia” o motor principal do carro, o que contribui para reduzir o consumo de combustível. Para alguns veículos, o motor elétrico assume 100% do trabalho e o motor à gasolina fica “desligado”.
Nesse sentido, para classificar o tipo de veículo, foram criadas duas denominações. O “Mild Hybrid” é aquele em que o motor elétrico auxilia o motor à gasolina, gerando entre 10KW e 15KW (13hp a 20hp). A economia de combustível pode ser de até 20%.
Já no caso do “Full Hybrid”, o motor elétrico assume sozinho a função de levar o veículo, tendo mais de 15KW (20hp) e economia de 20% ou mais, a depender de quanto tempo o carro opera.
As peças que compõem o carro híbrido são:
Motor a gasolina – similar ao da maioria dos carros, apenas um pouco menor e com tecnologias mais sofisticadas que visam reduzir a emissão de poluentes e aumentar a eficiência.
Tanque de combustível – armazena energia para o motor a gasolina.
Motor elétrico – o motor elétrico em um carro híbrido é avançado em sofisticação. A tecnologia eletrônica utilizada permite que ele funcione tanto quanto motor como sob o formato de um gerador de energia para as baterias do veículo.
Gerador – o gerador é similar a um motor elétrico, mas age apenas para a produção de energia elétrica.
Baterias – o armazenamento de energia para o motor elétrico ocorre via baterias. O motor elétrico de um veículo híbrido pode fornecer ou retirar energia das baterias.
Transmissão – executa a mesma função de um carro convencional.
Nesse vídeo, você consegue visualizar o funcionamento do carro híbrido e a ação de cada um desses componentes.
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O motor de um carro híbrido tende a ser relativamente pequeno e leve. Mas, na prática, essa característica o torna mais eficiente. Com peças menores e mais leves, ele também vai funcionar com menor quantidade de cilindros. Já os motores maiores, consomem energia adicional em qualquer procedimento do veículo e elevam o gasto com combustível. A redução no consumo de combustível também é uma das marcas dos carros híbridos.
Para aumentar a autonomia da bateria, os carros híbridos fazem uso dos sistemas de recuperação de energia cinética: quando ocorre o freio, esse sistema recupera a energia cinética que seria perdida e a converte em energia elétrica que vai direto para as baterias de alta tensão responsáveis por alimentar o motor.
Algumas exigências mínimas devem ser atendidas pelo carro híbrido:
A guerra pelo “ouro negro” é uma das questões que influenciam no desenvolvimento de mais tecnologias como a dos carros híbridos. Sabemos da possibilidade de exaustão definitiva do petróleo e convivemos diariamente com a elevação dos preços da gasolina. Porém, mais do que isso, existe a preocupação com o meio ambiente e um carro convencional perde, nesse quesito, para um veículo elétrico.
Aqui no Brasil, as possibilidades de uso de fontes renováveis como a eólica, a solar e a hidráulica, abrem espaço para a pesquisa dos carros híbridos.
O que falta, segundo os especialistas é uma estrutura para garantir o desenvolvimento da tecnologia e a própria fabricação desse tipo de veículo no país. Um dos entraves, atualmente, está nas dificuldades que seriam geradas por conta da durabilidade das baterias. O Brasil não dispõe de estrutura que garanta um ágil carregamento, troca ou reciclagem das baterias utilizadas pelos híbridos.
Quem conhece a tecnologia, já aponta soluções como postos de serviço de trocas de baterias padronizadas, sendo que elas seriam garantidas pelos fabricantes dos carros. É o que já acontece, por exemplo, com os botijões de gás de cozinha.
A implantação dos carros híbridos depende tanto da produção dos modelos, quanto da rede de serviços que o sustentará. Pensemos nessas duas demandas em escala e ponderemos que a indústria já estrutura no país precisaria abrir espaço para essa nova cadeia.
GOVERNO PROMETE AUXILIAR – em meio a esse contexto do desenvolvimento da tecnologia híbrida em terras brasilianas, o governo federal assegurou que vai incentivar a fabricação e a pesquisa tecnológica do carro híbrido, movido a etanol e a energia elétrica, no País.
Se você deseja inaugurar um modelo híbrido em sua garagem, organize-se para um investimento com cerca de R$ 130 mil. Para “abrir” o apetite, confira alguns modelos que já fazem bonito em nossas praças.
Importado da Alemanha, pode sair por nada menos que R$ 450 mil, com motor V6 a gasolina de 3.5 litros e 279 cv. Um pequeno motor eletromagnético de 20 cv, sistemas regenerativos e um toque extra de luxo.
Por uma média de R$ 133,9 mil e um motor 2.5 16V de 158 cv, que funciona em conjunto com outro de 107 cv. A potência total está estimada em 193 cv.
Com R$ 475 mil, você leva o BMW com motor V8 de 407 cv. O elétrico de 58 cv, age em situações específicas. Totalizando 465 cv para você explorar o quanto puder.
Os modelos abaixo já estão sendo cogitados para circular no país. Confira detalhes.
Deve aterrissar em solo brasileiro nos próximos meses, com estimativas de custo que chegam a R$ 90 mil. Movido por um motor 1.8 de 99 cv a combustão e outro elétrico de 37 cv.
Já são vendidos no exterior e, desde 2010, são cogitados para chegar ao Brasil.
Comenta-se que deve chegar ao Brasil ainda este ano, com preço estimado em R$ 135 mil. Movido por um motor 2.4 litros, com ciclo Atkinson, de 166 cv e um elétrico de 40,2 cv. A versão a combustão custa R$ 90 mil.
Há promessas de que chegue ao Brasil, com um preço semelhante ao dos híbridos da BMW e Mercedes-Benz. O Q5 Hybrid possui um motor a combustão de 211 cv e outra unidade elétrica de 54 cv capaz de impulsionar o carro sozinho com velocidade de até 100 km/h.
Fonte: salaodocarro.com.br
As peças que compõem o carro híbrido são:
Motor a gasolina – similar ao da maioria dos carros, apenas um pouco menor e com tecnologias mais sofisticadas que visam reduzir a emissão de poluentes e aumentar a eficiência.
Tanque de combustível – armazena energia para o motor a gasolina.
Motor elétrico – o motor elétrico em um carro híbrido é avançado em sofisticação. A tecnologia eletrônica utilizada permite que ele funcione tanto quanto motor como sob o formato de um gerador de energia para as baterias do veículo.
Gerador – o gerador é similar a um motor elétrico, mas age apenas para a produção de energia elétrica.
Baterias – o armazenamento de energia para o motor elétrico ocorre via baterias. O motor elétrico de um veículo híbrido pode fornecer ou retirar energia das baterias.
Transmissão – executa a mesma função de um carro convencional.
Nesse vídeo, você consegue visualizar o funcionamento do carro híbrido e a ação de cada um desses componentes.
As peças que compõem o carro híbrido são:
Motor a gasolina – similar ao da maioria dos carros, apenas um pouco menor e com tecnologias mais sofisticadas que visam reduzir a emissão de poluentes e aumentar a eficiência.
Tanque de combustível – armazena energia para o motor a gasolina.
Motor elétrico – o motor elétrico em um carro híbrido é avançado em sofisticação. A tecnologia eletrônica utilizada permite que ele funcione tanto quanto motor como sob o formato de um gerador de energia para as baterias do veículo.
Gerador – o gerador é similar a um motor elétrico, mas age apenas para a produção de energia elétrica.
Baterias – o armazenamento de energia para o motor elétrico ocorre via baterias. O motor elétrico de um veículo híbrido pode fornecer ou retirar energia das baterias.
Transmissão – executa a mesma função de um carro convencional.
Nesse vídeo, você consegue visualizar o funcionamento do carro híbrido e a ação de cada um desses componentes.
As peças que compõem o carro híbrido são:
Motor a gasolina – similar ao da maioria dos carros, apenas um pouco menor e com tecnologias mais sofisticadas que visam reduzir a emissão de poluentes e aumentar a eficiência.
Tanque de combustível – armazena energia para o motor a gasolina.
Motor elétrico – o motor elétrico em um carro híbrido é avançado em sofisticação. A tecnologia eletrônica utilizada permite que ele funcione tanto quanto motor como sob o formato de um gerador de energia para as baterias do veículo.
Gerador – o gerador é similar a um motor elétrico, mas age apenas para a produção de energia elétrica.
Baterias – o armazenamento de energia para o motor elétrico ocorre via baterias. O motor elétrico de um veículo híbrido pode fornecer ou retirar energia das baterias.
Transmissão – executa a mesma função de um carro convencional.
Nesse vídeo, você consegue visualizar o funcionamento do carro híbrido e a ação de cada um desses componentes.