15 de novembro, 2015
Enquanto as maiores cidades brasileiras sofrem com problemas diários no trânsito, um modelo bem sucedido pode ser encontrado em um país vizinho.
Em 2014, a capital da Argentina, Buenos Aires, recebeu o prêmio internacional, Sustainable Transport Award, em função de seu Plano de Mobilidade Sustentável, que se baseia nos programas Metrobús, EcoBici e o Plano Prioridade para Pedestre.
O Plano de Mobilidade Sustentável da cidade começou a ser elaborado em 2007, com o intuito de dar preferência para o transporte público, favorecer a mobilidade sustentável, com eficiência nas rodoviárias e uso de tecnologias que possibilitem a troca de informações em tempo real e, consequentemente, promover uma mudança de consciência em toda a sua população.
O incentivo ao uso da bicicleta foi um dos pilares dessa mudança, que contou com a integração dessa opção e de outras possibilidades de transporte de maneira segura para seus usuários. Por isso, ciclovias fechadas, com barreiras, começaram a ser erguidas em 2009 pelo Governo Municipal e, atualmente, Buenos Aires possui mais de 130 quilômetros de ciclovias.
Essa linha de ciclofaixas foi projetada com a intenção de ligar diversos locais estratégicos, como universidades, hospitais, parques e escolas para simplificar a conexão com outras formas de transportes. Vale ressaltar que as ciclovias são feitas em ruas secundárias, evitando que os ciclistas corram riscos em função da alta velocidade dos automóveis e da disputa por espaço com caminhões e ônibus.
Outra ideia implantada em Buenos Aires e adotada em outras cidades pelo mundo é o programa de aluguel gratuito de bicicleta. Em Buenos Aires, o EcoBici tem como prioridade incentivar a utilização da bicicleta como alternativa de mobilidade eco-sustentável, rápida e saudável.
Além disso, o EcoBici conta com praticas para oferecer diversos pontos de estacionamento para as bicicletas e ações educativos para incentivar da adoção da bicicleta como meio de transporte pela população e os turistas.