26 de outubro, 2016
Em todo o mundo, uma criança morre a cada 90 segundos por falta de água potável, cerca de 1000 por dia. Diariamente cerca de 10.000 pessoas morrem de desidratação e doenças transmitidas pela água. Em algumas regiões desérticas do mundo, a água acaba se tornando um artigo de luxo pois as chuvas são escassas. O maior desafio da tecnologia atual é como fornecer água limpa de forma fácil e barata para milhões de pessoas que vivem em regiões áridas ou onde as fontes de água estão contaminadas pela poluição causada pelo homem.
Um novo condensador de água desenvolvido pela Vici Labs, em colaboração com a UC Berkeley e a National Peace Corps Association, visa fornecer uma fonte sustentável e segura de água limpa para milhões de pessoas que vivem sem abastecimento de água. O WaterSeer poderia ajudar a aliviar algumas dos problemas causadas pela falta de água no mundo todo.
As pessoas que vivem nas cidades, onde a maioria das casas e empresas têm acesso à água limpa que sai da torneira, não precisam se preocupar com a maioria das doenças transmitidas pela água ou desidratação, além da capacidade para lavar as roupas e utensílios, mas essas preocupações são muito reais para milhões de pessoas que não tem uma fonte de água limpa. O WaterSeer é um dispositivo concebido para produzir água 24 horas por dia sem precisar de energia elétrica, sem produtos químicos, é totalmente não-poluente e sua construção simples é barata e livre de manutenção.
Ele pode “puxar” a umidade do ar e condensá-la em água, utilizando a diferença de temperatura entre a turbina que está cima do solo e a câmara de recolhimento que está instalada a 2 metros no subsolo. A água potável pode então ser entregue à superfície através de uma bomba simples e mangueira, e o dispositivo pode produzir 11 litros de água por dia em regiões áridas e 37 litros em áreas mais úmidas. E a melhor parte é que o WaterSeer custa apenas US $ 134.
A turbina que fica acima do solo gira movimentada pelo vento, que por sua vez movimenta as pás do ventilador interno que empurram o ar para baixo em uma câmara de condensação, onde o ar é naturalmente resfriado pela terra circundante, o que faz com que o vapor de água se condense em água em estado líquido que flui para um reservatório abaixo.
A água que se condensa a partir do ar utilizando o WaterSeer é pura, água destilada e sem impurezas. É mais limpa do que a água da chuva e do que a água da torneira, sem quaisquer aditivos, impurezas ou produtos químicos de qualquer tipo.
A equipe está atualmente procurando financiamento coletivo através do Indiegogo para gerar pré-encomendas do WaterSeer que vai funcionar através do modelo “para cada compra, um será doado”. Quando alguém compra o dispositivo, outro irá para uma família que vive sem acesso a água limpa. No Brasil existem várias regiões onde a seca é constante e a falta de saneamento básico é um grande problema para se obter água limpa.
O WaterSeer seria uma ótima alternativa para ser instalado nessas regiões pois além de barato, ele produz água sem precisar de energia ou manutenção. Uma alternativa seria os governos estaduais adquirir vários desses e instalá-los em regiões sem saneamento básico ou regiões áridas para facilitar a vida das pessoas.
Via Stylo Urbano por Renato Cunha
Próximo Post
Muito interessante.. Eu quero comprar um desses. Como faço?