Vivagreen

Água

Nova Barbie de plástico reciclado e os impactos do plástico nos oceanos

22 de setembro, 2021

A Mattel, fabricante da boneca Barbie, anunciou uma novidade interessante para os pais preocupados com a questão ambiental. A nova linha de bonecas “Barbie Loves The Ocean” (ou, em tradução livre,  Barbie ama os oceanos), com três bonecas, é feita com 90% de plástico reciclado, retirado dos oceanos, e atualmente já é possível encontrar esses produtos em lojas brasileiras. Até 2030 a empresa espera ter 100% de plástico reciclado ou com base biológica em todos seus produtos e embalagens.

Richard Dickson, presidente e diretor de operações da empresa, disse ao Good Morning America: “Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel, de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental, com nosso consumidor como foco principal”. Ele também afirmou: “Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Levamos essa responsabilidade a sério e continuamos a fazer nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial”.

Além da boneca Barbie de plástico reciclado, outras ações verdes da Mattel

Felizmente, não é só essa ação sustentável que a Mattel está realizando. A empresa também pretende utilizar 95% de  papel certificado pela Forest Stewardship Council (FSC) ou papel reciclado, bem como em seus materiais de fibra de madeira. Tudo isso até o final de 2021.

Além disso, a marca também criou um vídeo para ensinar as crianças sobre a importância de cuidar da Terra e mudar seus hábitos diários para causar um impacto positivo no planeta, que já foi visto mais de 77 mil vezes, e  realizou uma campanha chamada “The Future of pink is green” (em português: O futuro do rosa é verde), com o objetivo de educar as crianças a respeito da sustentabilidade.

A Mattel também fez uma parceria com a 4ocean, uma empresa dos Estados Unidos que remove objetos plásticos dos oceanos e comercializa braceletes reciclados, lançando a pulseira 4ocean x Barbie, com material reciclado e fabricação artesanal em Bali, localizada em uma ilha da Indonésia. Com cada venda, a 4ocean irá puxar meio quilo de lixo dos oceanos, litorais ou rios e também contribuir com materiais educacionais para as novas gerações.

Impactos do plástico no oceano

Você sabe qual é a quantidade de plásticos nos oceanos? Existe um estudo da CSIRO, uma agência científica nacional da Austrália, que forneceu uma estimativa global para os microplásticos que estão presentes no fundo do mar, sendo possível que haja 14 milhões de toneladas, o que seria o dobro da estimativa da poluição de plástico localizada na superfície dos oceanos.

Esses plásticos que ficam na superfície se deterioram e formam os microplásticos, também é explicado que essas quantidades provavelmente irão aumentar nos próximos anos, mesmo com o aumento da conscientização a respeito de seus impactos prejudiciais.  Dessa forma, já dá para ter uma perspectiva da gravidade desse problema ambiental.

Esse estudo foi feito a partir de amostras coletadas do fundo do mar (com profundidade de até 3 mil metros) em locais que estavam a até 380 quilômetros da costa do Sul da Austrália, conforme trecho do estudo: “Com base nos resultados das densidades de plástico do fundo do mar, e em escala até o tamanho do oceano, calculamos uma estimativa global de microplásticos no fundo do mar”.

Curiosidade: uma visualização da quantidade de plástico produzida por segundo

Agora que você sabe a possível quantidade de plástico que existe no oceano, tendo como base estimativas, tenho outra pergunta: qual é a quantidade de garrafas plásticas produzidas por segundo? A resposta é 20.000, e se isso fica difícil de visualizar, não se preocupe, a Studio Birthplace, produtora, lançou uma animação curta chamada Humanity’s Impact (em tradução livre, Impacto da Humanidade), como piloto para seu filme Wasteminister.

O curta utiliza da sátira para fazer uma crítica social, e seus personagens relembram anúncios publicitários dos anos 1960. Os diretores Sil van der Woerd e Jorik Dozy, disseram à Plant Based News: “Acreditamos que a comédia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a contar algumas das histórias mais tristes do nosso mundo”.

Via Vegan Business

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts