Em Altos del Pino, cidade colombiana próxima a Bogotá, o acesso à água é bem difícil. Com a pouca água existente, as famílias priorizam banhos quentes para as crianças. As mães aquecem a água no fogão e passam até seis horas por dia esperando a água esquentar para usá-la nessa tarefa e em outras, como limpar e cozinhar.
Sem encanamento, o banho é um processo que envolve múltiplas etapas, como aquecimento, mistura, transporte e armazenamento de água. Tudo isso faz com que a ação não seja fácil nem muito efetiva, já que é extremamente desconfortável.
Após duas semanas morando com as famílias de Altos del Pino, os designers Della Tosin, Kevin Chang e Tianyi Sun criaram uma solução barata, prática e segura para ajudar a resolver esse problema. O Calientamigos é um sistema de três fases: La Bomba, El Corazón e La Gota.
La Bomba
É um aquecedor de água portátil e de imersão. Ele aquece 7,5 litros de água até a temperatura de 43,3 °C (quente o suficiente para o banho) em 15 minutos. Duas vezes mais rápido que o aquecimento realizado no fogão.
El Corazón
Ele garante o bombeamento da água a partir do movimento de um pedal. Assim o líquido é pressurizado de La Bomba até La Gota.
La Gota
Nada mais é do que o “chuveirinho” por onde a água sai.
O interessante do Calientamigos é sua multifuncionalidade. Durante o projeto, os habitantes de Altos del Pino descobriram que a invenção podia ser usada para além do banho, como na hora de limpar e cozinhar, dando-lhes mais tempo para seguir outras atividades econômicas mais produtivas.
Os benefícios do Calientamigos para comunidades carentes, de acordo com seus criadores, são:
Confira um vídeo sobre a iniciativa: