Governador Jerry Brown anunciou medidas drásticas: Califórnia vai ter de cortar em 25% o consumo de água em relação ao nível de 2013.
No oeste dos Estados Unidos, os moradores da Califórnia vão ser obrigados a racionar água pela primeira vez na história.
Da neve das montanhas vem boa parte da água que abastece a Califórnia. Mas ela sumiu da paisagem. As medições feitas há 73 anos em um ponto da Serra Nevada mostram que a camada de neve costuma passar de 1,5 metro no primeiro dia de abril. Nesta quarta-feira (1º), pisando na grama, o governador Jerry Brown anunciou medidas drásticas:
A Califórnia vai ter de cortar em 25% o consumo de água em relação ao nível de 2013. Todos serão afetados: moradores, fazendeiros e campos do golfe.
Esse é o primeiro racionamento de água obrigatório da história da Califórnia. Quem não respeitar, pode ser punido com multa. As medidas incluem substituição da grama em espaços públicos por vegetação resistente à seca. E aumento do preço da água para quem gastar mais do que o previsto.
E 2015 é o quarto ano seguido de uma seca severa, que afetou rios e lagos e está obrigando muitos agricultores a abandonar a lavoura no estado americano mais rico.
Muitos restaurantes aboliram até o costume de servir água aos clientes assim que eles chegam.
“As pessoas têm de entender que vivemos numa nova era”, disse o governador. “Uma área que era verde pode virar um deserto. E não sabemos se isso é resultado de uma mudança climática permanente ou temporária”.
Fonte: Jornal Nacional
Próximo Post