Vivagreen

Orgânicos

Por que consumir alimentos orgânicos?

06 de junho, 2015

São chamados alimentos orgânicos aqueles que são cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e que são produzidos em solo trabalhado. Em relação aos alimentos de origem animal, não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas. Podem ser alimentos orgânicos: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros. 

Os alimentos orgânicos favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas. Também não utilizam sementes transgênicas para o cultivo, já que nessa especialidade alimentícia o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio.

 

Propriedades nutricionais

As propriedades nutricionais são praticamente as mesmas em alimentos orgânicos e inorgânicos, porém os orgânicos não tiveram contato com produtos químicos e são mais saborosos. As carnes e os ovos também têm as suas versões orgânicas no mercado. Os animais são criados sem antibióticos, hormônios e anabolizantes.

Como saber se um alimento é orgânico

Para garantir uma produção legitimamente orgânica, a comercialização destes produtos é fiscalizada por um órgão especializado, credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O consumidor pode se certificar da origem do alimento por meio do selo no rótulo do produto.

Apesar de serem cultivados sem produtos químicos, os alimentos orgânicos devem ser higienizados com o mesmo cuidado dos inorgânicos, pois não estão livres do contato com bactérias e fungos.

Há diferença entre orgânicos e hidropônicos

Alimentos hidropônicos têm um processo de produção diferente ao processo proposto pela agricultura orgânica. Na hidroponia podem ser utilizados agrotóxicos. Os hidropônicos são caracterizados pelo cultivo direto na água, enquanto a agricultura orgânica trabalha com o solo como organismo vivo. Na hidroponia, fertilizantes altamente solúveis, proibidos pela agricultura orgânica, são colocados na água e absorvidos pelas raízes das plantas.

Nem todo alimento cultivado sem o uso de agrotóxicos é orgânico

A produção orgânica vai além da não utilização de agrotóxicos. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável.

Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil destacamos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem. É importante ressaltar que, apesar de não conterem produtos químicos, os alimentos orgânicos também devem ser submetidos à higienização, pois podem contrair vírus e outros.

Agricultura orgânica: frutas, legumes e verduras

Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

Carne Orgânica e ovos orgânicos

No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibóticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Para ter o certificado de produtor orgânico, o agricultor deve se enquadrar em mais de 50 normas.

O Ministério da Agricultura fornece  a relação de Produtores Orgânicos de todo o Brasil, a listagem dos organismos que controlam a qualidade orgânica e a listagem de organizações de controle social, que comercializam seus produtos diretamente ao consumidor. [+]

Por que consumir alimentos orgânicos?

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts