usarhorta-vertical-modular-tripla_85a2b357-e9fe-4920-86f8-f911cc400d47_1024x1024

A inovação tecnológica que permite um rendimento até 50% superior em suas hortas urbanas.

Hortas urbanas estão em ascensão. A ideia de que você pode utilizar uma sacada, cobertura, pátio, terraço ou janela para cultivar seus próprios alimentos, mesmo estando em um centro urbano, é sensacional. Uma das ações individuais mais relevantes para a melhoria do meio ambiente é aproveitar espaços não produtivos para beneficiar a qualidade de vida das pessoas. Esse é o intuito da agricultura urbana. Os espaços embelezam a paisagem urbana com hortas e jardins comestíveis e, de quebra, ajudam a reduzir sua pegada ecológica.

growbed

Nós sabemos como alimentos orgânicos são benéficos para nossa saúde. Mas os preços elevados e a dificuldade de realizar o plantio em casa afastam muitos consumidores. Para ser uma alternativa acessível na agricultura urbana surgiu a empresa Noocity.

growbed

noocity

A empresa oferece produtos que facilitam o plantio fácil e rápido de diversos tipos de vegetais. Além das hortas precisarem ser regadas apenas a cada 15 dias, elas economizam até 80% de água graças à tecnologia desenvolvida.

A empresa, criada pelo brasileiro Pedro Monteiro e pelos portugueses José Ruivo e Samuel Rodrigues, tem atualmente dois tipos de produtos em diferentes tamanhos disponíveis para venda.

growbed

growbed

A sacada do growbed é o sistema inteligente de subirrigação que, segundo a marca, propicia um rendimento 50% superior ao de uma horta normal. Ao alimentar a estrutura com água, seus pequenos vasos conduzem o líquido até as raízes. Assim, não há encharcamento dos vegetais e o processo de evaporação da água é desacelerado, reduzindo o desperdício. Ele tem formato de caixa e está disponível em três tamanhos. O produto possui um reservatório de água, desse modo você não precisa se preocupar em regar suas plantinhas em até três semanas. Além disso, o sistema regula a condução do líquido, então estar regando seus vegetais mais ou menos do que eles necessitam não é uma responsabilidade. Com design simples e materiais de alta resistência, que incluem proteção UV e um acessório que faz a compostagem de resíduos orgânicos, você se aproxima de um ciclo alimentar sustentável.

growpockets

growpockets

Já os growpockets são ideais para quem tem espaço reduzido. O sistema pode ser acoplado aos growbeds, mas também são ideais para hortas verticais. Eles possuem telas impermeáveis que não deixam que a água danifique as paredes. Além disso, também propiciam certa autonomia devido à retenção de água – o usuário precisa efetuar a rega uma vez por semana, em média.

growpockets

A empresa pretende expandir seu conceito para além das residências. Um dos projetos da marca é despertar em hotéis e restaurantes a intenção de produzir alguns dos alimentos oferecidos aos clientes. Atualmente, poucos restaurantes possuem horta própria. Por mais que a autossuficiência seja complicada para restaurantes devido à grande demanda, essa atitude demonstra uma preocupação da empresa com o ambiente. Outra necessidade é a conscientização em escolas, que possibilita a reflexão sobre a sustentabilidade para os futuros cidadãos. ANoocity tem o projeto “Uma horta na minha escola”, que pretende levar hortas eficientes e fáceis de instalar às escolas, permitindo tirar partido das atividades pedagógicas que uma horta oferece. Saiba mais sobre como cadastrar sua escolaaqui.

horta escola

Repensar antigos hábitos, ser resiliente e tentar fugir um pouco do automático é fundamental para estabelecer um ambiente um pouco mais sustentável. Cultivando alimentos, você estará impactando positivamente sua saúde e a de sua família e estabelecendo uma sintonia com o ritmo da natureza. Que tal tentar fazer sua própria plantação?

growpockets

Entenda um pouco mais sobre como funciona o sistema de subirrigação do growbedno vídeo a seguir (em inglês) :

Fonte: Noocity

Via Ecycle por Marina Santos Chiapetta

Header_Viva+Organicos