agroeccofotovoltaica

Conservação de solo, energia fotovoltaica e manejo integrado de pragas são algumas atividades contempladas no Programa de Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Agricultura que a Emater/RS-Ascar demonstra durante a Expointer 2016, que acontece até o próximo domingo (04/09), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
No espaço destinado à divulgação das ações da Emater/RS-Ascar nas questões energéticas para serem aplicadas nas cadeias produtivas agrícolas estão expostos painéis de inversores e mecanismos de uso de energia fotovoltaica, maquete de “usina Proetanol”, maquete “usina Biodiesel” e mural de imagens de experiências desenvolvidas.

Também é possível conferir equipamentos como “motor gasogênio”, módulos fotovoltaicos, biodigestor modular e canteiros com espécies vegetais de matérias-primas para produção de etanol e biodiesel, também chamadas bioenergias.

“Esse sistema de energia fotovoltaica é 100% limpo e oferece inúmeros benefícios econômicos, ambientais e sociais aos pequenos proprietários rurais”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar, Matias Felipe Kraemer, ao explicar que, utilizando 240 kWh, a economia é de 127 kg de carbono, o que equivale a 850 km não rodados por um automóvel ou a três árvores plantadas.

Segundo o extensionista, a opção de implantar esse sistema alternativo no meio rural surgiu da necessidade de diminuir os gastos que os agricultores têm com energia. “As energias alternativas estão aí, para atenderem tanto no meio rural como no urbano”, avalia.

Emater

O novo espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer está localizado ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar e contempla diversas temáticas que buscam agregar valor à produção e a valorizar a qualidade de vida no meio rural.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Via MDA

Deixe uma resposta