Orgânicos

Antigo depósito de bombas é transformado em horta orgânica subterrânea

Por outubro 29, 2015 Sem comentários
horta-2

Localizado em distrito de Londres, espaço abriga canteiros verticais, que produzem alimentos sem agrotóxicos com zero emissão de carbono

Transformar um espaço criado para a violência, como um depósito de bombas, numa estufa produtiva que gera vida e alimento para as pessoas é umas das muitas façanhas permitidas pela tecnologia. Foi isso que aconteceu em Londres com a criação da Growing Underground, uma fazenda hidropônica subterrânea, instalada num espaço criado na Segunda Guerra Mundial.

O abrigo, que serviu para armazenar bombas e proteger os ingleses de ataques aéreos, agora ganhou uma nova função, depois de mais de 70 anos inativo após o fim dos conflitos. Localizado no distrito de Clapham, o espaço abriga agora canteiros verticais, que produzem alimentos orgânicos com zero emissão de carbono.

A ausência do sol é compensada graças à iluminação de LED, que ainda reduz em 70% o consumo de água em comparação com as plantações em ambientes abertos. O sistema é gerenciado por um computador, que controla o fluxo de ar, a temperatura e os nutrientes, entre outros fatores que influenciam na qualidade dos vegetais.

Por enquanto a horta subterrânea produz agrião, rabanetes, brotos de ervilhas, coentro, mostarda, entre outros. Quando solicitados por um restaurante, por exemplo, os produtos são entregues em menos de quatro horas após o pedido e chegam fresquinhos.

TV Cultura