fazenda-contrata-apenas-moradores-rua

Na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, existe uma horta orgânica cultivada por moradores em situação de rua – simples, mas muito produtiva – que é usada para abastecer o local com alimentos orgânicos. Também já contamos por aqui, no The Greenest Post, sobre a horta cultivada pelos sem-teto em um abrigo da cidade de São Paulo.

Na mesma linha dessas duas lindas iniciativas, a Verde Community Farmers Market, organização localizada em Miami, se uniu a estabelecimentos locais para gerar empregospara a população em situação de rua em hortas orgânicas. Os alimentos produzidos são destinados à venda e preparo de refeições em restaurantes locais.

Todo o investimento é voltado para treinamento e contratação dos sem-teto e para a manutenção do espaço onde são cultivados os alimentos: uma fazenda de 22 acres, que costumava ser uma base militar até 1992, quando houve o furacão Andrew nos Estados Unidos. Estima-se que, até o momento, com oito anos de funcionamento, a iniciativa já tenha beneficiado dez mil pessoas, sendo que 145 famílias têm a horta como sua principal fonte de renda.

Muitos dos trabalhadores tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho e está é uma ótima oportunidade para aprender uma nova habilidade. Para Alma Santos e sua filha de 14 anos, que moraram e trabalharam na fazenda, a oportunidade “mudou para sempre” suas vidas e ainda tornou possível ajudar o próximo.

Selo Orgânico

Apesar de existir desde 2008, foi apenas em 2014 que a Verde Community Farmers Market conquistou o selo de plantação orgânica. Toda a experiência da transação, manutenção e sustento da horta é compartilhada com pessoas que se interessam pelo tema e querem fazer uma visita. Não tem segredo, apenas o objetivo de tornar a ideia escalável. Para quem ficou interessado e tiver a oportunidade de ir para Miami, este é o endereço: 12690 SW 280th Street, Homestead, FL 33033.
.

Via The Greenst Post por Jéssica Miwa

Um comentário

  • José Ricardo Caldeira Brant disse:

    Gostaria de saber mais sobre a fazenda!… e como os agricultores convivem com as pragas(que devem aparecer)?…