Janaína Plessmann/CGFome

A ativista indiana Vandana Shiva defendeu soberania alimentar e sementes nativas durante palestra inaugural da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Ativista e cientista, a indiana Vandana Shiva foi esperada com ansiedade pelos participantes da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília, encerrado no último sábado (dia 9). Na palestra inaugural do encontro, ela defendeu a soberania alimentar e as sementes nativas.

Segundo ela, os países precisam incentivar essas sementes porque elas produzem alimentos mais saudáveis, com mais nutrientes e sem toxinas. “A semente verdadeira é resiliente. Consegue ser forte e sobreviver às adversidades”, disse.

Vandana também destacou a importância da união dos povos para o fortalecimento da tradição alimentar. “Alimentos de verdade só podem vir de sementes verdadeiras.” Além disso, ela reforçou o combate às sementes e alimentos transgênicos.

Para a ativista, as grandes empresas de agricultura e biotecnologia monopolizam o mercado e produzem alimentos que causam doenças, como câncer, hipertensão e obesidade. Essas empresas, disse a indiana, “vendem alimentos falsos”.
“É por isso que esta Conferência sobre alimentos de verdade é importante não só para o Brasil, mas para o mundo.”

 
Muito aplaudida pelo público, a indiana lembrou que combate aos alimentos falsos depende da produção local. “Quanto menor a distância entre quem produz e quem consome, mais segura será a nossa alimentação.”

 

Via MDS – EcoAgência

Deixe uma resposta