Vivagreen

Notícias

Ministério do Meio Ambiente faz parceria com escolas públicas

12 de outubro, 2015

Projeto-piloto do programa de sustentabilidade especialmente voltado para a comunidade escolar começa no Distrito Federal

O Ministério do Meio Ambiente levará às escolas públicas orientações sobre sustentabilidade. Elas terão metodologia e adesão simplificadas ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Um projeto-piloto já começou em Ceilândia, cidade próxima de Brasília, onde foram distribuídas 450 lixeiras para recolhimento de resíduos para reciclagem.

“A princípio, achei que teríamos uma simples doação. Não imaginei como essa iniciativa poderá crescer”, afirma o diretor do Centro de Ensino 6 de Ceilândia, Romero de Almeida, que é um dos parceiros do MMA. “Tudo vira conhecimento”, comenta ele, referindo-se às ideias que poderão surgir para temas em sala de aula, a partir da coleta dos resíduos recicláveis.

OUTRAS ATIVIDADES

O analista ambiental do MMA Valmir Rodrigues já esteve com o diretor Romero de Almeida e com professores de diversas escolas de Ceilândia para conversar sobre ações de sustentabilidade que podem contribuir com conhecimento e qualidade de vida para todos, como a construção de hortas, espaços verdes de lazer e também informações sobre consumo de água e energia.

Almeida comentou que o Centro de Ensino 6 tem parceria com uma empresa de reciclagem para recolhimento de papel, mas disse que as ações ainda são muito limitadas. “Fizemos uma campanha para coleta de pilhas e baterias, levamos o assunto para as salas de aula, mas no final não sabíamos o que fazer com o material recolhido”, enfatiza. “Há muito pouco tempo fomos saber que até mesmo esponjas de cozinha podem ser recicladas. Precisamos muito de informações.”

NOVAS INICIATIVAS

A coordenadora da A3P, Ana Carla Almeida, afirma que inspirar ideias em sustentabilidade é a meta para as novas iniciativas do MMA. “Estamos finalizando um manual que será em breve lançado e que foi formulado especialmente para as escolas”, disse. “E também teremos um procedimento de adesão simplificado para elas”.

A A3P é uma ferramenta de gestão, que funciona a partir de um Termo de Adesão com órgãos públicos, em que é firmado um compromisso de implantação do programa, com capacitações oferecidas pelo MMA. A metodologia inclui monitoramento de consumo de materiais e destinação de resíduos. Além de ser estimulada a sensibilização de pessoas para o trato com os recursos naturais e sugeridas ações que promovam a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts