Vivagreen

Notícias

Lançada grife de moda infantil sustentável inédita no Brasil

09 de julho, 2015

Acaba de ser lançada em Botucatu-SP, a primeira grife de moda infantil sustentável do País. Intitulada Gruta da Cuca, a confecção foi planejada e desenvolvida pela médica pediatra e empresária, Ana Paula Aguiar Ferraudo.
A Gruta da Cuca Moda Ecológica é uma confecção de roupas e acessórios infanto-juvenis que traz consigo a preocupação com o desenvolvimento sustentável em peças modernas e confortáveis. São utilizados três tipos de tecidos nas peças de roupas: malha PET reciclado, tecido de aproveitamento de aparas e retalhos (upcycling) e algodão orgânico.

O PET reciclado é feito com fibras de poliéster proveniente de garrafas coletadas por inúmeras cooperativas e seus catadores. Esta fibra tecida com fios de algodão confere à peça maciez e durabilidade. Cada camiseta recicla em média duas a três garrafas PET.

O tecido de aproveitamento utiliza resíduos de tecidos oriundos de confecções e tecelagens que podem ou não ser associados ao PET reciclado. Este processo dispensa o uso de produtos químicos, água e elimina zero carbono no ambiente. A cada metro de tecido desenvolvido, são retiradas da natureza oito garrafas PET e 480 g de resíduos têxteis.

O algodão orgânico é cultivado sem fertilizantes químicos, pesticidas ou reguladores de crescimento. Os recursos naturais, como lençol freático e a biodiversidade são preservados, já que não há contaminação do meio ambiente.

A Gruta da Cuca também confecciona acessórios coloridos e modernos, como presilhas e tiaras. Feitos em crochê e feltro, carregam consigo o trabalho manual com responsabilidade social.

Sem perder o foco na consciência ambiental, nem a embalagem e o TAG são descartados após a compra. Com o cuidado de diminuir o lixo produzido, a Gruta da Cuca desenvolve embalagens reaproveitáveis e seu TAG é produzido com papel semente, que deve ser molhado e plantado para germinar.

“Nosso objetivo é resgatar a inocência e a liberdade do mundo infantil, incentivar a educação socioambiental e contribuir de forma direta para que nossas crianças tenham um futuro digno”, explica Ana Paula.

Além de utilizar matérias primas sustentáveis e de primeira qualidade, a marca também incentiva entidades sociais. “Utilizamos o serviço de uma lavanderia industrial com importante trabalho social de Piracicaba e também procuramos terceirizar vários serviços com instituições ligadas ao Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, fazendo da Gruta da Cuca uma fonte de renda para famílias de baixa renda”, completa.

COMO NASCEU A GRUTA DA CUCA

Trabalhos manuais sempre fizeram parte da vida de Ana Paula Aguiar Ferraudo. Filha de dona Lúcia, uma habilidosa professora de artesanato, aprendeu desde muito cedo a bordar e costurar, atividades que nunca deixaram de ser sua paixão. Apaixonada por crianças, dedica-se à Pediatria há 16 anos, profissão que lhe trouxe um contato mais intenso com esse mundo todo especial e que permitiu identificar necessidades que iam além do processo saúde-doença.

Para ter um desenvolvimento saudável, a criança precisa de muito mais que um remédio. A alimentação, o estímulo imaginativo, o faz de conta, o amor dos pais e os limites morais fazem parte da base desse desenvolvimento. No consultório, Ana Paula percebia a fragilidade destes alicerces frente ao mundo moderno.
Foi em dezembro de 2013, após o sucesso de um vestido temático de Natal que fizera para suas duas filhas, nasceu a ideia de montar uma confecção que resgatasse a liberdade da criança brincar, com roupas confortáveis e divertidas.

Mas sabia que o caminho era longo. Para isso, teria que transformar sua paixão em profissão.

Iniciou então uma maratona de cursos, buscou orientação no SEBRAE, SENAI, passou a frequentar feiras de moda, visitar tecelagens e de repente, foi apresentada aos tecidos ecológicos.

Dedicou o ano de 2014 às pesquisas e estudos sobre essa área. De um lado, passou a conhecer a riqueza do material ecológico para a indústria têxtil e seus benefícios. De outro, a rara oferta desse tipo de roupa em nosso país, especialmente no segmento infantil. Tudo isso, associado à falta d’água, aumento da temperatura global e a escassez de recursos naturais.

Foi nesse cenário que nasceu a Gruta da Cuca Moda Ecológica, que tem como filosofia resgatar a inocência e a liberdade do mundo infantil, incentivar a educação socioambiental e contribuir diretamente para a indústria da reciclagem e cultivo de produtos orgânicos.

Serviço – As coleções podem ser adquiridas e entregues em todo território nacional através da loja virtual:www.lojagrutadacuca.com.br. Para obter mais informações, acesse o site www.grutadacuca.com.br.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
4toques comunicação
(14) 3354-4344 / 3354-4443
clarissa@4toques.com.br
Rua Melvin Jones, 63, Vila N. Senhora de Fátima
CEP 18608-110 Botucatu-SP
Website: http://www.grutadacuca.com.br

Via Notícias R7 – noticias.r7.com

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts