Notícias

Fronteira entre Brasil e Peru ganha uma das maiores reservas naturais do mundo

Por novembro 22, 2015 Sem comentários
parque

O Parque Nacional Sierra Del Divisor foi criado pelo governo peruano em uma área de 1,3 milhão de hectares

O governo peruano inaugurou uma das maiores reservas naturais do mundo que, com território que compreende 1,3 milhão de hectares, concentra a maior biodiversidade do país. O decreto que institui a região de Serra del Divisor como Parque Nacional foi assinado pelo presidente Ollanta Humala.

A medida deve beneficiar 21 comunidades indígenas e 42 outros assentamentos, além de 230 mil pessoas que obtêm alimentos e fontes de água na região.

Segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), Sierra del Divisor é uma das zonas geológicas mais antigas da Amazônia – faz fronteira com o Acre – e abriga mais de 1.200 espécies de mamíferos marinhos, aves marinhas e peixes.

Além de preservar o território das ameaças de desmatamento, mineração ilegal e tráfico de drogas, a criação da reserva faz parte do compromisso assumido pelo governo peruano na COP 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), no ano passado, de reduzir emissões de carbono em mais de 30%.

A nova área integra um gigantesco corredor ecológico amazônico que compreende territórios do Brasil e da Bolívia.

Campanha na internet

Uma campanha na internet, levantada pela AVAAZ, famosa por suas petições contra projetos danosos ao meio ambiente, impulsionou um movimento mundial que coletou mais de 1 milhão de assinaturas pedindo ao governo peruano que fosse criada uma lei de proteção ambiental para a região.

Pensamento Verde

Deixe uma resposta