Vivagreen

Notícias

Estudo aponta existência de 3 trilhões de árvores no planeta, 420 para cada habitante

05 de setembro, 2015

Nesta última quarta-feira (02/09/2015), foi publicado um artigo na revista Nature com o título “Mapping tree density at a global scale”, que estima a quantidade de árvores que existe no planeta. Calcula-se que o número de árvores no mundo passa de três trilhões. Isso significa que há 420 árvores para cada habitante do planeta.

Dentre seus autores, está o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Daniel Piotto e colaboradores de todos os continentes, sob a coordenação de Thomas Crowther. Para se chegar um uma conclusão foi preciso realizar muitas análises em imagens de satélite e levantamentos topográficos. Com o estudo, espera-se ter uma ferramenta a mais para auxiliar em pesquisas sobre, biodiversidade e mudanças climáticas.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

“A estimativa era de que havia 400 bilhões de árvores no mundo. Mas, saiu um artigo na Science, em 2013, falando que só na Amazônia tinham 390 bilhões. Percebemos que havia alguma coisa errada e isso nos instigou a rever essa contagem de árvores no planeta”, relatou Piotto.

Piotto explica que a diferença se deu porque em pesquisas anteriores não havia a utilização de dados de campo, somente de sensoreamento remoto. A descoberta foi um grande passo para a compreensão da cobertura e densidade da vegetação no planeta.

Leia mais: Cientista brasileiro alerta para o perigo do desmatamento na floresta amazônica.

O artigo torna-se mais ainda relevante ao compreender que, juntamente com outras pesquisas, permitirá que haja uma identificação ou delimitação de habitats para plantas e animais, tendo em vista que a densidade de árvores é altamente correlacionada com características ambientais locais.

DSC00379Imagem © Somos Verdes

Outro dado apontado,foi a notória influência da ação negativa do homem na natureza. O desmatamento foi o ponto crucial para o desaparecimento de árvores. Foi concluído que, desde o início da civilização, quase 50% do quantitativo existente de árvores desapareceu.

A pesquisa, que levou cerca de 2 anos para ser concluída, contém ainda diversos dados que modificam o que se pensava até hoje sobre a densidade de árvores no planeta e suas implicações no meio.

Veja a notícia da Nature na integra neste vídeo (para adicionar legendas clique em Legendas/CC, depois em detalhe e traduzir legendas):

Via UFSB – Somos Verdes

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts