Vivagreen

Notícias

Em 20 dias, ‘ecobarreira’ evita ida de 13 toneladas de lixo ao Guaíba no RS

20 de abril, 2016

Resíduos são içados por gaiola até a superfície (Foto: Cibele Carneiro/PMPA)

Barreira ecológica foi instalada no fim de março no Arroio Dilúvio, na capital. Resíduos como garrafas pet, madeira e animais mortos já foram retirados.

Em operação há 20 dias, a ecobarreira instalada no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, já evitou que 13,3 toneladas de lixo fossem parar nas águas do Guaíba. A estrutura foi instalada no dia 28 de março na Avenida Ipiranga, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, na região central da capital.

ecobarreira arroio dilúvio (Foto: Cibele Carneiro/PMPA)
Lixo retido em barreira é removido duas vezes por
dia (Foto: Cibele Carneiro/PMPA)

A barreira ecológica atravessa o arroio de um lado ao outro. Resíduos como garrafas pet, madeira e até animais mortos ficam retidos e são içados até a superfície por uma gaiola.

Duas vezes por dia, uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) passa pelo local para recolher os detritos.

“Se a ecobarreira não estivesse aqui, todo este resíduo teria ido parar no Lago Guaíba. Além das ações de cuidado do poder público e da iniciativa privada, é necessário que a população faça a sua parte e descarte seus resíduos no local certo, que obviamente não é no Dilúvio”, observa Gustavo Fontana, diretor-geral do DMLU.

Barreira ecológica deverá operar por cinco anos, diz prefeitura
A construção da estrutura começou em janeiro deste ano. Conforme a prefeitura, a barreira ecológica deverá operar por um máximo de cinco anos, conforme acordo previsto. Ao fim do primeiro ano de funcionamento, a administração municipal optará por desativar a obra, ou mantê-la em operação até o fim do quinto ano, caso julgue-a adequada.

Estrutura construída em Porto Alegre pretende evitar ida de lixo ao Guaíba (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
Estrutura construída em Porto Alegre evita ida de
lixo ao Guaíba (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)

O trabalho no local é dividido. Cabe ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) fiscalizar a operação do equipamento e sua eficácia. O DMLU coleta e identifica os tipos de resíduos retirados e é responsável pelo translado dos containers com os materiais retirados.

À Safeweb, criadora do projeto, cabe a implantação do sistema, execução técnica e manutenção do serviço. O engenheiro ambiental responsável pela execução da obra é Gino Gehling, professor de Resíduos Sólidos e Sistema de Água e Esgoto do IPH da UFRGS. A Safeweb implantou a estrutura, em um investimento de R$ 250 mil na obra civil.

Responsável pela dragagem do Arroio Dilúvio e dos demais arroios de Porto Alegre, o DEP retirou, somente em 2015, 71 mil toneladas de material como lodo, areia e entulhos do leito nas ações que realizou.

Via G1

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts