cafeeiro

Cafeicultura – Um dos grandes temas da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016), que começa amanhã (21) e segue até sexta-feira (23), no Expominas, em Belo Horizonte, é a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Atualmente maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil também serve como modelo de cafeicultura sustentável para o mercado internacional, tanto na questão ambiental quanto econômica e social.

No evento, os principais profissionais do setor estarão reunidos para debater as ações realizadas até o momento e os próximos passos para o desenvolvimento das gerações futuras, tendo como foco esses princípios.

O assessor especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Niwton Castro Moraes, explica que o país tem a mais rígida legislação para a proteção do meio ambiente entre todas as nações produtoras de café – que são em torno de 50 – e uma das mais avançadas na área social. Além disso, o Ministério Público Estadual (MPE) é efetivo nas fiscalizações e autuações. “Isso dá transparência, o que, muitas vezes, não acontece nos demais países.

E o mundo cobra qualidade, mas também essa responsabilidade no processo produtivo”, argumenta.

O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, reforça que a sustentabilidade é, hoje, um diferencial de mercado.

“O comprador internacional está disposto a pagar mais para garantir que o produto adquirido esteja em conformidade com as boas práticas”, completa. Ele ressalta que, para atender às exigências, os cafeicultores brasileiros têm procurado, ao longo dos anos, modernizar a gestão do seu negócio e capacitar os funcionários, com foco na responsabilidade socioambiental.

SIC 2016

A Semana Internacional do Café é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Sistema Faemg, Café Editora e Sebrae-MG. O encontro vai reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional (cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores), em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto.
A estimativa é de que essa quarta edição do evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.

Serviço
Semana Internacional do Café 2016
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas – BH
Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Via Agolink

Deixe uma resposta