Vivagreen

Notícias

7 cursos on-line e gratuitos de sustentabilidade de universidades brasileiras

28 de maio, 2015

Que tal estudar nas melhores universidades brasileiras sem sair de casa? Em parceria com a plataforma Veduca, instituições de ensino como USP, Unicamp e UnB, entre outras, oferecem cursos gratuitos pela internet.

Selecionamos sete cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável! Confira a lista abaixo, escolha o (s) de sua preferência e bons estudos!

1) MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL

O curso é ministrado por um professor no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O foco das aulas é o efeito estufa, da medição da concentração de gás carbônico na atmosfera aos impactos da emissão desses gases para o aumento na temperatura do planeta.

Universidade: Unicamp
Professor: Carlos Henrique de Brito Cruz
Área do conhecimento: Meio ambiente e ciências da Terra
Nº de aulas: 5
Link para as aulas no Veduca

2) PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIAS PORTADORAS DE INOVAÇÃO

O curso é embasado em aulas do departamento de engenharia de produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP. Entre os assuntos discutidos estão as “pegadas ecológicas”, gestão e avaliação do ciclo de vida e novas tecnologias em energia.

Universidade: USP
Professores: João Fernando Gomes de Oliveira e Aldo Roberto Ometto
Área do conhecimento: Engenharia
Nº de aulas: 12
Link para as aulas no Veduca

3) ÉTICA

O aluno é apresentado a conceitos básicos de ética e é convidado a refletir sobre as aplicações do tema em seu dia a dia. Ideias de filósofos como Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche são usadas como base para discutir exemplos práticos. Um curso sobre o tema também é ministrado presencialmente no departamento de Relações Públicas e Publicidade da ECA (Escola de Comunicações e Artes), da USP.

Universidade: USP
Professor: Clóvis de Barros Filho
Área do conhecimento: Direito
Nº de aulas: 13
Link para as aulas no Veduca

4) LIDERANÇA, GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO PARA INOVAÇÃO

Com base em aulas de administração da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), da USP, o curso visa introduzir o aluno à disciplina de gestão de pessoas. O professor analisa temas como estruturação de equipes, gestão de carreira, liderança e processos sucessórios.

Universidade: USP
Professor: Joel Souza Dutra
Área do conhecimento: Administração e negócios
Nº de aulas: 12
Link para as aulas no Veduca

5) INSTRUMENTOS DE POLÍTICA E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Feito para a internet, o curso é inspirado em aulas do departamento de hidráulica e saneamento da EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), da USP. O objetivo é apresentar o estudante à discussão sobre política e gestão do meio ambiente, inclusive dentro das empresas. Entre outros temas, são discutidos os fundamentos e procedimentos da avaliação de impacto ambiental.

Universidade: USP
Professor: Marcelo Montaño
Área do conhecimento: Meio ambiente e ciências da Terra
Nº de aulas: 7
Link para as aulas no Veduca

6) PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) E ECOLOGIA INDUSTRIAL

Neste curso, o aluno é apresentado à definição do conceito de P+L (Produção Mais Limpa), bem como ao roteiro para a sua aplicação e seus indicadores de desempenho numa empresa. O responsável pelo curso é professor de gestão ambiental da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), unidade da USP.

Universidade: USP
Professor: Sérgio Almeida Pacca
Área do conhecimento: Meio ambiente e ciências da Terra
Nº de aulas: 6
Link para as aulas no Veduca

7) BIOENERGÉTICA

O vídeo foi gravado em aulas dadas no Instituto de Ciências Biológicas da UnB (Universidade de Brasília). O professor traz uma introdução à bioenergética, analisando o uso da palavra “energia” no estudo da célula. Central para a compreensão do metabolismo celular, a definição de fluxo de energia também faz parte da programação.

Universidade: UnB
Professor: Fernando Fortes de Valencia
Área do conhecimento: Biologia
Nº de aulas: 15
Link para as aulas no Veduca

Fonte: (EcoD) – Veduca

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts