Un-litro-de-luz-

Há algum tempo, falamos sobre as garrafas que iluminam.

Mais recentemente, a organização sem fins lucrativos Litro de Luz – com sede na Colômbia – compartilhou conosco seu projeto de iluminação que consiste em levar luz natural a locais com poucos recursos através de garrafas Pet recicladas.

Esse projeto de inovação social, que trabalha lado a lado com A Liter Of Light (Filipinas), tem como objetivo levar luz aos lugares menos favorecidos e melhorar a qualidade de vida nas comunidades mais vulneráveis do mundo.

O que são as garrafas ou Litros de Luz?
Litro de Luz é um projeto que tem como objetivo iluminar lugares menos favorecidos com luz natural de modo sustentável através de garrafas Pet recicladas.

Onde surgiu essa iniciativa?

Esse projeto foi desenvolvido pelo MIT e se baseia nos princípios de Tecnologias Apropriadas, “um conceito que proporciona tecnologia simples e facilmente replicável para atender as necessidades básicas das comunidades em desenvolvimento” O projeto Litro de Luz foi premiado pelas Nações Unidas na última convenção de Mudança Climática em Durban (África do Sul) e já foi implementada em 16 países. A Colômbia foi pioneira na América Latina em executar esse projeto, sendo a segunda sede internacional do projeto.

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

O país que registra a maior quantidade de instalações de Garrafas de Luz são as Filipinas, com mais de 30 mil garrafas instaladas até o momento.

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

Qual é seu discurso?

Litro de Luz é um projeto de inovação social que propõe uma alternativa de iluminação natural, ecológica e sustentável em lugares vulneráveis.

Além de ter um impacto imediato, sua implementação é simples, sendo necessário, quando instalada em telha metálica, apenas uma garrafa Pet de 1,5 litros, uma chapa de 22cm x 25cm do mesmo material da cobertura, água, cloro e cola. Sua instalação requer o uso de uma rebitadeira, uma pistola de cola e uma serra para abrir o orifício na cobertura. Estima-se que a vida útil de cada Litro de Luz é de aproximadamente 8 anos.

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

Entre os impactos sociais do projeto, vale destacar a redução da violência familiar e do abuso sexual que, segundo estudos do Instituto do Bem Estar Familiar na Colômbia, aumentam em lugares escuros.

Além disso, dependendo das condições climáticas, a iluminação proporcionada pelas garrafas melhora a qualidade dos espaços de estudo para crianças e adolescentes, permitindo a realização de tarefas escolares, por exemplo.

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

Do ponto de vista econômico, as famílias beneficiadas perceberam uma diminuição de até 40% na conta de energia elétrica no mês seguinte à instalação das garrafas.

Em relação aos benefícios ambientais, o impacto é duplo, pois a substituição de uma lâmpada por uma garrada Pet evita a emissão anual de 200kg de CO2 na atmosfera. Além disso, aumenta-se a vida útil das lâmpadas tradicionais, já que a frequência com que são acionadas é menor.

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

Com quem trabalham?

Em torno do projeto foi articulado um Ecossistema Social em que cada ator tem um papel específico e trabalha para consolidar o objetivo geral. Para chegar à maior quantidade de lugares, deve-se compartilhar a meta com governos locais, universidades, outras ONGs, a sociedade civil, parceiros privados, comunidades e outros agentes.

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

Assim, a organização se alinhou à agência presidencial ANSPE e à estratégia UNIDOS, que determinou uma série de objetivos, dos quais Litro de Luz® apoia o 33°: “a habitação deve contar com iluminação e ventilação natural e privacidade.”

Archdaily

Brasileiro inventor de ‘luz engarrafada’ tem ideia espalhada pelo mundo – Onde tudo começou.

5 comentários

Deixe uma resposta