ecoark

Esqueça os tijolos convencionais: com 1,5 de garrafas plásticas recicladas foi construído o prédio mais sustentável do mundo, de acordo com a certificação LEED.

A estrutura de 130 metros, criada pela empresa de arquitetura Far Eastern Group, foi montada em Taiwan no ano passado.

 

O projeto “EcoArk” possui um salão de exposições e um anfiteatro. Com estrutura de colméia, pode ser desmontado e montado em outros lugares.

O prédio também possui sistema de coleta da água das chuvas e aproveitamento da luz natural.

 

Detalhe dos tijolos de PET que deixam passar iluminação natural

 

Clique na imagem para ver o vídeo: uma pequena demonstração da resistência do sistema de encaixes criado com os blocos de Pet. Chamado de “Polli Brick” (tijolo de garrafa plástica), seu material de construção é capaz de resistir a tufões e terremotos.

No post sobre sustentabilidade de hoje, uma forma de aliar reciclagem com arquitetura.

Este prédio foi construído com tijolos de garrafa PET .

Além dos tijolos reciclados, o prédio ainda tem várias iniciativas para diminuir o consumo de água e energia e é considerado o prédio mais sustentável do mundo!

Confiram na matéria abaixo do arquiteto Paulo Trigo.

_____________________________________________________________

Diferentemente das primeiras construções com caráter de reuso de materiais que seriam descartados, como garradas pet, de vidro, pneus e afins, a estrutura apresentada acima aponta para o caminho que a construção sustentável vem tomando:

Uma integração entre os componentes que constituem o edifício, utilizando-se materiais reciclados, reutilizados ou de baixo impacto ambiental.

A princípio, o que se via eram pequenas casas com paredes feitas de pneus ou garrafas.

Esta é uma iniciativa importante e super ecológica se pensarmos que os materiais foram reutilizados, ou seja, empregados para uma nova finalidade, mantendo seu estado natural.

Isso significa que não passaram por qualquer tipo de processo industrial.

No entanto, para atender às exigências estéticas e de desempenho  de edifícios corporativos, soluções como a reciclagem estão sendo empregadas.

Com isso, os materiais perpetuam sua vida útil, mantendo-se no “ciclo” de produção, e sendo empregados para finalidades diversas.

Seja reutilizando, reduzindo ou recicliando materiais, a verdade é que a contrução civil já enveredou por este caminho e a aceitação geral das pessoas para este tipo de construção aumenta a cada dia.

Arq. Paulo Trigo

KZABlog

Clique aqui para mais detalhes do projeto.

 telhadoverde1