Foto: shutterstock/Dziobek

Reformas e demolições geram grande quantidade de entulhos que, geralmente, são depositados em aterros. Porém, nem sempre esses materiais precisam ser descartados – eles podem ser reutilizados em outros canteiros, contribuindo para a sustentabilidade das obras.

De acordo com Lula Gouveia, arquiteto do SuperLimão Studio, não são só os entulhos que podem ser reaproveitados. “Madeiras antigas em bom estado são materiais incríveis, principalmente as utilizadas em estruturas de telhado”, comenta.

Para uso como revestimento valem quase todos os tipos de material – desde que as características do que está sendo reaproveitado sejam respeitadas. “Um reaproveitamento errôneo pode gerar um custo eterno de manutenção, que superaria o benefício financeiro do reúso”, pontua o arquiteto.

2entulhoFoto: shutterstock/mspoli

Novo uso para decorar

Materiais provenientes de reformas também podem ser usados em projetos de decoração de ambientes. Latas de tinta podem ser utilizadas como lixo, enquanto portas de madeira se transformam em ótimas superfícies para mesas, prateleiras e até mesmo painéis para jardim.

Gouveia, no entanto, faz uma ressalva: “Apesar de ser a escolha ideal no quesito sustentabilidade, a reutilização de materiais pode não ser tão econômica. Na cidade, em termos de custo, ela tende a empatar, pois a economia em material acaba sendo absorvida por um custo maior de mão de obra”.

Via AECWeb