GreenArq

MassDesign projeta Centro de tratamento do cólera no Haiti, com ventilação e iluminação naturais e sistema de tratamento de água

Por novembro 30, 2015 Sem comentários
i504817

O escritório norte-americano Mass Design Group entregou sua mais recente obra: uma unidade de tratamento de cólera feita em Porto Príncipe, Haiti, um país com delicadas questões sociais.

Com lúdicos desníveis da cobertura e fechamentos em chapas metálicas perfuradas, o edifício não deixa dúvidas aos moradores que ali há uma iniciativa distinta em uma região da cidade considerada precária mesmo para os padrões da nação caribenha.

O projeto e desenvolvimento foram realizados em parceria com a Gheskio, grupo haitiano que atua no combate de epidemias no país há mais de 30 anos.

Inicialmente, a organização focava em combater o HIV, mas entrou nos esforços contra doenças ligadas a questões sanitárias, como a cólera, em um cenário de desolação que marca um país em lenta recuperação por conta do terremoto de 2010 e pela crônica situação de pobreza: o Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental.

A associação entre Gheskio e Mass é oportuna: a empresa possui uma excelente reputação pelos habitantes na nação caribenha – em uma metrópole com séria questão de violência, os seus laboratórios prescindem de guardas e seguranças. Enquanto isso, o Mass construiu sua imagem em torno de causas humanitárias, discursos inclusivos e uma política resumida no termo Lo Fab. Abreviação de Locally fabricated, a expressão, na prática, endossa a orientação do escritório para trabalhar em áreas vulneráveis e privilegiar o uso de materiais e mão de obra locais.

AU