KuggenGotemburgoSuecia

O Kuggen é um incrível edifício sustentável de cinco andares em Gutemburgo, na Suécia, sede da Universidade de Tecnologia de Chalmers, construído pelos arquitetos da Wingårdh Arkitektkontor.

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-01

Em sueco, a palavra ‘Kuggen‘ significa ‘roda dentada’. Não é por menos. Esse fantástico edifício sustentável de cinco andares virou até atração turística na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Criação do famoso escritório de arquitetura Wingårdh Arkitektkontor, sua construção teve início em outubro de 2010 e foi concluída em março de 2011.

O colorido prédio é localizado no complexo empresarial chamado de Lindholmen Science Park, na ilha de Hisingen Island. Seu formato circular foi inspirado nos traços do Renascimento Italiano e na roda dentada que leva o seu nome.

As cores são baseadas no degradê que podemos ver em uma única folha de árvore quando muda a estação. O mais interessante? O exterior do prédio abriga seis diferentes tons de vermelho, que referem-se à pintura industrial que anteriormente estava associada aos cais e ao porto local, e dois tons de verdes, além de ter a presença do preto como se fosse uma tela secundária. Essa tela rotativa sombreia os andares superiores, seguindo o caminho do sol em torno do edifício. Isso significa que essas nuances mudam ao longo do dia de acordo com a luz. A fachada tridimensional é puro reflexo disso.

O prédio é o local de trabalho de mais de 21.000 funcionários e estudantes. Além do andar debaixo abrigar um Parque de Ciência, ali também é a sede da Universidade de Tecnologia de Chalmers, onde acontecem as aulas de cursos como arquitetura naval e de design.

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-02

Cada andar é um pouco fora do centro para o sul para fornecer sombra ao andar debaixo. Isso significa que o edifício se expande 1.500 milímetros a cada andar, dando uma impressão de movimento e dinamismo. Cada piso acomoda inúmeros escritórios que se beneficiam das janelas triangulares, que estão espalhadas por sua forma circular. Isso permite que a luz do dia entre com mais facilidade. Resultado: a temperatura dentro dos escritórios variam entre 22-26 Cº nos quatro pisos acima do solo.

Os andares de cima são de uso geral dos escritórios. O edifício tem apenas um elevador, tornando a escada, o principal meio de circulação vertical, que promove o contato entre as pessoas e também é bom para a saúde. Os andares mais baixos abrigam o Parque de Ciência. O segundo nível também é projetado para uso público, muitas vezes usado em exposições, proporcionando a interação mais intensa entre os ocupantes do edifício e seus visitantes.

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-12

O Kuggen faz o uso da tecnologia sustentável em quatro níveis diferentes: possui um sistema de ventilação e iluminação ativados por movimento, aquecimento e refrigeração interativos, além de contar com painéis solares no telhado e uma iluminação natural eficaz.

Isso significa que a energia é utilizada apenas quando é realmente necessário e o consumo fica bem abaixo do normal (menos de 55 kWh/m² por ano).

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-11

Inovador e único, seu design funcional destaca-se dentro do contexto europeu e moderno, e acaba sendo um modelo brilhante sustentável. Confira:

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-05

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-15

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-18

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-13

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-14

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-10

Kuggen arquitetura colorida em Gotemburgo Suécia

Via/Via. Imagens: Tord-Rikard Soderstrom, Lindman, Cortesia Wingårdh Arkitektkontor.

Via ftc por Carol T. Moré

Deixe uma resposta