tijolo-refresca-casa
Uma solução inovadora da arquitetura vem chamando atenção nos últimos dias.  Os arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro projetaram um bloco termo-dissipador. Estamos falando de um tijolo de barro que ajuda a manter edifícios naturalmente arejados.
BT – Bloque Termo dissipador,  é um tijolo de cerâmica para a construção de gabinetes de arquitetura e fachadas. O material é feito de maneira inclinada e perfurada e além de colaborar com o equilibro térmico na edificação, o tijolo ajuda a reduzir o desperdício de material no momento da construção.

 

A diferença entre o chamado de BT – Bloque Termodisipador e os tijolos convencionais é que ele possui cinco lados e é assimétrico, com uma face angular que ajuda a protege-lo da radiação solar.
Além do formato diferenciado, os  tijolos são perfurados com uma estrutura celular porosa que permite que ventos passem através deles e dissipem o calor que foi armazenado.
Os arquitetos responsáveis pela inovação informaram que a ideia era fazer um material diferente dos tijolos de barro tradicionais, onde o calor é transferido em uma direção, devido às superfícies horizontais que compõem seus canais, atuando como pontes térmicas que conduzem o calor para o interior a uma velocidade maior. Já as superfícies horizontais da BT são interrompidos por uma série de sub-canais menores, tornando-se o caminho do calor mais longo, desacelerando e reduzindo a sua entrada no interior.
O BT ainda tem a vantagem de diminuição de ruído e podem ser empilhados em diversos esquemas tridimensionais, e por causa das dimensões semelhantes, também podem ser combinados com os tijolos de barro tradicionais.