Vivagreen

GreenArq

Brock Commons – O edifício residencial de madeira mais alto do mundo

20 de setembro, 2016

Arquitetos acreditam que o futuro da construção civil sustentável serão prédios e casas pré-fabricados construídos quase inteiramente de madeira certificada. O Brock Commons é o edifício residencial de madeira mais alto do mundo com uma altura de 53 m acima do campus da University of British Columbia, no Canadá, e está fincando pronto vários meses antes do previsto.

O edifício será a nova residência dos estudantes da universidade contendo 33 apartamentos com quatro camas e 272 estúdios, distribuídos por 18 andares, abrigando um total de 404 residentes. O prédio tem 16 andares feitos de painéis com cinco camadas de madeira laminada cruzada (CLT) por andar, colunas de madeira laminada colada, um telhado com estrutura de aço e seções feitas de concreto, incluindo a base e o núcleo das escadarias.

brock-commons-tops-out-4-min

A fachada do edifício é constituída com painéis pré-fabricados que têm as janelas pré-instaladas. Os painéis são de um revestimento de laminado de alta pressão que contêm fibras à base de madeira de 70%, com seções moldadas com pino de aço. Toda estrutura é pré-moldada e já vem pronta para instalação. Isso evita desperdício de material e poupa um enorme tempo na construção.

O prédio foi levantado com uma rapidez impressionante. Depois da construção de um único piso, na primeira semana, o projeto acelerou a uma taxa de dois ou mais andares a cada semana, com toda a estrutura de madeira (não incluindo as seções de concreto ou de aço do telhado) terminada em apenas 66 dias.

brock-commons-tops-out-3-min

O Brock Commons foi projetado para alcançar o padrão de construção verde com certificação LEED Gold uma vez concluído. Isso vai acontecer mais cedo do que o esperado pois o edifício está programado para ser concluído em maio de 2017, quatro meses antes do previsto.

O trabalho de instalar a estrutura do telhado de aço está atualmente em curso, e deve ser concluído em poucas semanas. Toda madeira da construção é certificada e proveniente de áreas florestais de remanejamento e não de florestas nativas. O vídeo abaixo mostra a fascinante construção do revolucionário edifício. Será que poderemos construir no futuro cidades inteiras com estruturas pré-fabricadas de madeira de forma rápida e sustentável?

Assista aos vídeos:

Quer construir um arranha-céu? Esqueça o aço e o concreto, diz o arquiteto Michael Green, e construa-o com … madeira. Como ele detalha nessa palestra intrigante, não só é possível construir estruturas seguras de madeira de até 30 andares de altura (e, ele espera, ainda mais altas), é necessário.

Via Stylo Urbano por Renato Cunha

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts