Asst Prof Yang En-Hua and the Bendable Concrete
A invenção é de engenheiros da Universidade Tecnológica Nanyang em Cingapura, que construíram polímeros especiais para adicionar à mistura do concreto

Engenheiros da Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, anunciaram a criação de um concreto flexível que é duas vezes maisresistente e durável que o convencional.

Batizado de ConFlexPave, o material ganhou nova característica pela adição de polímeros à mistura do concreto.

A inovação pode ser utilizada em diversas frentes, principalmente na construção de rodovias.

De acordo com seus criadores, o material exige menos manutenção e aumenta a velocidade de instalação do concreto pela metade.

concreto-flexivel-tecnologia-construcao-2

Imagem comparativa que mostra a flexibilidade do novo material quando tensionado. Fotos: NTU/Divulgação

O ConFlexPave

De acordo com Yang En-Hua, que liderou o estudo do concreto flexível, a ideia surgiu de pesquisas sobre como os componentes do concreto interagiam em uma escala microscópica.

“Conhecendo o material em detalhes, pudemos deliberadamente selecionar e construir os componentes que entrariam nessa mistura, de maneira a permitir usos mais flexíveis”, explica Yang.

Com a adição dos polímeros, a tensão é distribuída sobre a superfície de modo menos concentrado, o que possibilitou um concreto duro como metal e duas vezes mais forte que os convencionais.

A intenção dos pesquisadores é, nos próximos três anos, testar o material em áreas públicas e expor o novo concreto ao tráfego das estradas.

Gazeta do Povo