Energia

Wattway estrada solar que gera eletricidade

Por outubro 15, 2015 Um comentário
wattway

A empresa francesa Colas, especializada na manutenção de infraestrutura rodoviária, anunciou ontem, 13 de outubro, uma novidade inovadora: a “estrada solar” capaz de gerar eletricidade. Os painéis Wattway contém células fotovoltaicas embutidas em um substrato multicamadas e já está disponível para projetos piloto, com medidas entre 20 m² e 100 m².

“Hoje realizado pelo laboratório do “Institut National de l’Énergie Solaire” (Instituto Nacional Francês de Energia Solar), a fabricação dos painéis fotovoltaicos vai para a fase industrial no futuro próximo”, disse Colas em um comunicado. Este já é um sucesso para uma empresa que, há cinco anos, tem trabalhado para desenvolver painéis fotovoltaicos que suportem o tráfego de caminhões.

Chamadas de “WattWay”, estes painéis têm poucos milímetros de espessura e são instalados diretamente sobre a estrada existente para produzir eletricidade e, assim, alimentar a iluminação pública, habitação, escritórios, ou sinais luminosos. Segundo Colas, 20 m² de piso WattWay geram eletricidade para abastecer uma casa (excluindo aquecimento).

Os painéis são “integrados em um substrato multicamadas composto de resinas e polímeros, translúcido o suficiente para deixar a luz passar.” A camada superior de resina é misturada com os grânulos de vidro reciclado, de modo a formar uma superfície não escorregadia e resistente, com duração estimada entre 15 e 20 anos (similar a do revestimento asfáltico).

Le revêtement composé cellules photovoltaïques recouvertes d’un alliage transparent résister passage poids lourds.

Em ambientes urbanos conectados, Wattway proporcionará energia renovável no ponto de consumo, integrando o conceito de “Cidades Inteligentes”. Em ambientes isolados, onde não há redes de distribuição de energia elétrica, Wattway possibilita criar uma infraestrutura que atenda uma pequena demanda de maneira local e duradoura.

Fonte: L’energie D’avancer / Colas – Fotos: Joachim Bertrand – Colas / Ecotopia

Um comentário