EletricoVarga

O total de estações para carregamento de carros elétricos no Japão já ultrapassa o número de postos de gasolina. De acordo com a montadora Nissan, as estações elétricas totalizam mais de 40 mil unidades, enquanto os postos são 34 mil.

Essa contagem leva em consideração as estações de carregamento rápido (que são 2.819) e as unidades que carregam de forma mais lenta. O levantamento inclui instalações públicas e privadas.

Se comparado aos outros países, as estações de carregamento rápido japonesas são muito mais volumosas. Nos Estados Unidos, por exemplo, são apenas 854 unidades. Em todo o continente europeu, os países instalaram somente 1.532 estações.

“Um elemento importante do crescimento desse mercado é o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento”, disse Joseph G. Peter, diretor financeiro da Nissan, em uma teleconferência recente com analistas. Atualmente, a marca possui dois modelos totalmente elétricos à venda no Japão – o hatchback LEAF e a minivan e-NV200. Por isso, quanto mais estações de carregamento públicas e privadas disponíveis, mais fácil seria vender os dois modelos.

Muitas dessas estações citadas pela Nissan, no entanto, são polêmicas. Isso porque elas estão instaladas dentro de casas privadas, o que impossibilita o acesso pelo público.

Outra empresa que estaria envolvida na criação de carros elétricos é a Apple. De acordo com relatos, a empresa teria um laboratório secreto, especializado nesse tipo de tecnologia, em Berlim, Alemanha.

JapanAbastCE
Mapa mostra estações elétricas para abastecer carros no Japão. Imagem: Divulgação
.
.
 carro-2

Deixe uma resposta