Energia

Hoje, 94,5 % da eletricidade do Uruguai vem de recursos renováveis

Por dezembro 10, 2015 Sem comentários
wind-turbines-in-uruguay-1020x610

País revolucionou seu sistema de abastecimento nos últimos dez anos

Enquanto as grandes potências debatiam prazos para mudanças no consumo dos recursos naturais na Conferência do Clima da ONU, que aconteceu no dia 27/11, uma pequena nação dava o exemplo e apresentava resultados efetivos surpreendentes. Estamos falando do Uruguai, que acaba de anunciar sua conquista inédita: hoje, 94,5 % da energia elétrica do país vem de fontes renováveis.

O Diretor de Energia do Uruguai, Ramón Mendez, divulgou um relatório detalhado sobre o assunto, que explica como se deu o plano de investimento nas fontes da chamada “energia limpa”. O impressionante é que tudo começou há apenas dez anos.  

Uruguai  (Foto: Getty Images/iStockphoto)

O governo decidiu investir em fontes renováveis diversas, para conseguir mais estabilidade. A energia eólica é o segmento que apresenta o maior e mais rápido crescimento, seguida por outras duas energias: a de biomassa e a solar. Combinadas com a energia hidroelétrica existente, essas fontes representam 55 % do total de energia produzida no país, um número bem acima da média global, que é de apenas 12 %. 

O governo reforça que a energia nuclear está totalmente de fora dos interesses e que, nas últimas duas décadas, também não foram criadas novas redes hidrelétricas no país. A chave para o sucesso, contam, é uma legislação favorável e a forte parceria entre os setores público e privado.  

“O que aprendemos é que a questão das energias renováveis é puramente financeira”, diz Méndez. “Os custos de construção e de manutenção são baixos, então, se o governo apresenta um ambiente seguro aos investidores, a atividade se torna muito atraente”, declara Mendez. 

Uruguai  (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Casa Vogue