energia limpa a partir do dióxido de carbono

Os engenheiros da GE Global Research estão desenvolvendo uma pequena turbina que pode produzir energia limpa através do dióxido de carbono. De acordo com os profissionais, a máquina será capaz de fornecer energia para 10 mil casas.

Ao invés de vapor – utilizado pelas turbinas comuns para gerar energia –, o equipamento é empurrado por CO2 extremamente aquecido, que não é líquido e nem gasoso. Ele é tão arrefecido e pressurizado que forma um fluido chamado supercrítico, no qual as distinções entre os respectivos estados da matéria, praticamente, deixam de existir. Esse nível cria as propriedades do dióxido de carbono, que permitem a produção de energia eficiente.

Fabricada a partir da tecnologia 3D e feita de plástico, a turbina é consideravelmente mais leve se comparado à estrutura produzida em aço, que pesaria cerca de 68 kg.

GRC-Miniturbine-34Imagem GE Global Research

O modelo ainda é um protótipo, portanto está em fase de desenvolvimento. Segundo um dos pesquisadores do instituto, Doug Hofer, o primeiro teste físico provavelmente será realizado no final de 2016.

 

Via  BlogAEC – GE Global Research

mais_sustentavel_vivagreen

Um comentário

Deixe uma resposta