Energia

Como diminuir o ruído das turbinas eólicas

Por outubro 31, 2015 Sem comentários
largeEólica

Quem já visitou um parque de geração de energia eólica sabe o quanto a paisagem de aparência bucólica é na verdade dominada por um ruído assombroso.

Sim, turbinas eólicas giram lentamente, mas fazem muito barulho, o que tem impedido a adoção da tecnologia em regiões mais próximas a áreas residenciais.

Engenheiros europeus, reunidos no Projeto Windtrust, acreditam ter encontrado, se não a solução definitiva, pelo menos uma forma de minimizar essa poluição sonora.

A saída consiste em instalar painéis plásticos em formato de serra no bordo de fuga das pás dos geradores, com os dentes apontando na direção oposta ao movimento.

“Estes serrilhados funcionam como dispositivos de controle de fluxo, com foco na diminuição da emissão de ruído das pás. Seu design leve e processo de montagem simples os torna uma opção atraente não só para novas turbinas, mas também para as que já estão instaladas,” disse Jasper Madsen, membro do consórcio.

Configuração ideal

Hoje, para minimizar o ruído as pás precisam ser desligadas quando o vento está em determinadas direções, já que o barulho se afunila na sua parte traseira, ou a turbina deve ser configurada em modo silencioso – ou seja, duas medidas que reduzem a capacidade de geração de energia da turbina.

“Em parques eólicos em áreas com restrição de ruído, as turbinas equipadas com esta tecnologia poderão trabalhar em uma configuração ideal, com a maior geração anual de energia,” disse Madsen.

Assista ao vídeo sobre o projeto (em inglês):

Com informações de IT e Cimm

Deixe uma resposta