Energia

10 maiores grupos de energia do mundo fazem pacto pelo ambiente

Por outubro 28, 2015 Sem comentários
energia-limpa

Grupo BP, ENI, BP, Pemex, Reliance Industries, Repsol, Saudi Aramco, Shell, Statoil e Total emitiram hoje um comunicado conjunto explicando que “nos próximos anos, vamos fortalecer coletivamente as nossas ações e investimentos para contribuir para a redução dos gases de estufa do mix global de energia”, diz o Financial Times.

Sem mencionar números ou datas concretas, as empresas que representam um quinto da produção mundial de petróleo e gás adiantaram, ainda, que querem desempenhar papéis maiores na produção de energia renovável e promover a melhoria dos seus combustíveis trabalhando com construtores e consumidores para melhorar a eficiência dos veículos rodoviários.

Os grupos ambientais receberam tais promessas com desconfiança, considerando que o objetivo das empresas é mostrar apoio à conferência de Paris sem oferecem medidas concretas para a mudança.

“Para ter credibilidade, qualquer iniciativa como esta deve vir acompanhada de mais do que palavras bonitas. Deveria assentar em compromissos concretos e quantitativos”, disse Anthony Hobley, responsável da Carbon Tracker Initiative. “Qualquer coisa abaixo disso não é mais do que uma tentativa cínica de desviar o momento para a ação, transparência e foco na indústria”, rematou.

Fonte:  Dinheiro Vivo

Deixe uma resposta