Foto: Divulgação/Secom AC

A quantidade de queimadas é a maior já registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde 1998.

MANAUS – Os moradores do estado de Roraima estão enviando “pedidos de socorro” pelas redes sociais diante da grave situação das queimadas no estado. Um morador da cidade de Caracaraí, o município com mais focos de incêndio em todo o país nas últimas 48 horas, postou fotos que mostram o céu tomado de fumaça. Outros, no Facebook, alertaram para as queimadas nas florestas às margens do Rio Jauaperi. As informações são do site O Eco.

O número de pontos de queimada em Roraima em janeiro (1257) é o maior já registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 1998, quando começa a série histórica. Em relação ao ano passado, o crescimento das queimadas em janeiro é de 280%.

O quadro confirma o temor de que o El Niño, por ter agravado a seca na Amazônia, levará a uma explosão na quantidade de queimadas na região. Antes desde ano, o pior momento para o Estado havia sido 2007, exatamente um período de ocorrência de El Niño. Veja gráfico abaixo, feito a partir dos dados do INPE.

A companhia de distribuição de energia do Estado, a Cerr, informou que os incêndios já causam prejuízo de 500 mil reais à rede elétrica. Desde o dia 25 de janeiro, as autorizações de queimadas estão suspensas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Via Portal Amazônia