news3

A noção de “externalidades” se tornou familiar nos círculos ambientais. Refere-se aos custos impostos pelas empresas que não são pagos por essas empresas. Por exemplo, os processos industriais podem colocar poluentes no ar que aumentam os custos de saúde pública e outros custos, mas o público, e não as empresas poluidoras, pagam a conta.

As empresas privatizam os lucros e distribuem os custos.

empresas_poluidoras6

O Relatório pela consultoria ambiental Trucost em nome do programa de biodiversidade (TEEB) e patrocinados pelo Programa Ambiental das Nações Unidas analisa o total do capital natural fora do preço(unpriced)”consumida pelos principais setores industriais do mundo.

O “Capital natural” refere-se a materiais e serviços, como, por exemplo, água limpa ou um ambiente estável ecológico; “unpriced” significa que as empresas não pagam para consumi-los.

O Relatório aponta os dados:

A produção primária e transformação primária analisados ​​no estudo. Estima-se que os custos de capital natural fora do preço(unpriced) totalizam US$ 7,3 trilhões, o que equivale a 13% da produção econômica global em 2009.

A maioria dos custos são patrimônio natural unpriced de Emissões de Efeito Estufa (38%), seguido pelo uso da água (25%); uso da terra (24%); a poluição do ar (7%), a terra e a poluição da água (5%) e resíduos (1%).

Nenhuma grande indústria desses setores geraria lucro suficiente para cobrir os seus impactos ambientais. Assim, elas passarão os custos desses impactos para a sociedade.

As indústrias mais impactantes são de geração de energia de carvão no leste da Ásia e na América do Norte, Ásia do Sul, na agricultura,trigo e pecuária na América do Sul e sul da Ásia.

empresas_poluidoras2

Dos 20 principais setores-regiões classificados por impactos ambientais, nenhuma seria rentável se os custos ambientais fossem totalmente integrado aos custos das empreas. Reflita sobre isso por um momento:

Nenhum dos principais setores industriais do mundo seria rentável se eles estivessem pagando o capital natural.

Isso equivale a um sistema industrial global construída sobre ilusionismo. Como Paul Hawken gosta de dizer:

Estamos roubando o futuro, vendendo no presente, e chamando-o de PIB.

empresas_poluidoras

Sistemas industriais verdadeiramente sustentáveis ​​- sistemas que não passam por baixo do capital natural – devem considerar holisticamente toda cadeia produtiva.

É preciso virar a página e partir para novo sistema industrial global, uma nova forma de proporcionar bem-estar humano, e rápido. Isso significa que deveria haver revolução nos meios de produção atuais considerando os custos do capital natural nos lucros das empresas.

capital_naturalFotoCapa, Foto1, Foto2, Foto3, Foto4

Via Yogui.Co por  Tales Luciano Duarte

.

Deixe uma resposta