residuos-min

A C&A Foundation dedicou 250 mil euros à empresa social Circle Economy, para expandir seu Programa Circular Têxtil. A Circle Economy é uma cooperativa dedicada a acelerar a aplicação prática e escalável da economia circular na indústria da moda, e ao longo dos últimos 17 meses, tem desenvolvido grande experiência e prática no campo da moda circular, através do seu inovador Programa Circular Têxtil.

Para a gigante holandesa C&A, a economia circular é o futuro do fast fashion stylo urbano-1

Lançada em 2014, o Programa Circular Têxtil tem como missão “fechar o ciclo” dos tecidos e criar uma indústria com zero resíduos. Com foco exclusivo no fim de vida das roupas e sistemas de reciclagem, o programa visa acabar com o enorme desperdício na moda, desenvolvendo e estabelecendo um modelo comercial e escalável para fechar o ciclo sobre roupas e tecidos pós-industrial, pré-consumo e pós-consumo.

A Circle Economy aborda estas questões para transformar a segunda indústria mais poluente do mundo, que é a moda, através da prática e novas tecnologias.Até à data, os projetos do Programa Circular Têxtil incluem:

Fibersort – Uma tecnologia de triagem automatizada que classifica grandes volumes de roupas e tecidos mistos pós-consumo baseadas na composição de suas fibras.

Mercado Circular – Um pioneiro mercado online para a recuperação, reutilização e revenda de matérias têxteis.

Reciclagem de alto valor – A Circle Economy se juntou com seus membros Recover, Reblend, G-Star e Reshare para testar e provar o verdadeiro potencial da reciclagem de alto valor, a fim de reaproveitar todos os resíduos descartados para criar novos tecidods em grande escala

Com o apoio da C & A Fundation, a Circle Economy vai expandir seus esforços para garantir o crescimento contínuo do programa e apoiar o desenvolvimento de ferramenta da Moda Circular. A ferramenta foi projetada para facilitar a tomada de decisão para as marcas que querem entender os impactos ambientais por trás de reciclagem em circuito fechado e abastecimento.

Para a gigante holandesa C&A, a economia circular é o futuro do fast fashion stylo urbano-2

Ao usar a ferramenta, uma marca será capaz de avaliar as opções práticas para o fim de vida dos resíduos têxteis (ex. Incineração vs. reciclagem vs. alto valor de reciclagem) e pesar tanto os impactos ambientais e econômicos desses cenários. A Circle Economy está procurando desenvolver esta ferramenta com marcas globais que desejam implementar novas soluções inovadoras na indústria têxtil.

O Diretor de compras de moda feminina da C&A, You Nguyen, deu uma interessante entrevista para o site FashionUnited sobre a estrategia de sustentabilidade da gigante do fast fashion holandesa e seus objetivos a médio e longo prazo. Veja a entrevista em espanhol aqui.

Via Stylo Urbano –  C&A Foundation

Deixe uma resposta