winwducks1

Ninguém contesta o status dos cães como “os melhores amigos do homem”, mas pelo menos numa vinícola da África do Sul esse posto pertence a um outro tipo de animal: os patos!

For those that want to take something home from this unusual estate, the winemaker Marlize Jacobs has created a wine that's labelled under the Runner Duck label

A vinícola Vergenoegd, localizada na exuberante região de Stellenbosch, conta com um verdadeiro exército de patos (cerca de 800) da espécie Indian Runner para exercer um importante trabalho nos vinhedos: o combate às pragas comumente encontradas entre as fileiras de vinhas.

OsPatos e a missão

As aves foram introduzidas em 1984 por John Faure, antigo proprietário da vinícola, que se apaixonou pela espécie numa visita à Ásia. Pouco tempo após a chegada dos primeiros patos, eles foram introduzidos no programa de práticas sustentáveis da propriedade, percorrendo as vinhas duas vezes ao dia em busca de pragas como insetos e caracóis. De quebra, também contribuem para a fertilização natural das vinhas através de seus excrementos.

Embora as aves tenham muita liberdade dentro da propriedade, elas são conduzidas em grande ordem por um tratador desde o abrigo onde ficam até as vinhas em horários bem determinados (9:45 e 15:30 horas). Um verdadeiro espetáculo que atrai muitos turistas até a vinícola.

Veja o vídeo apresentado pelo jornal britânico Daily Mail e divirta-se com esse inusitado exército de trabalhadores com asas.

.
Imagens David Badenhorst
.
.