Impossible-city-canhotices

Nickelsville é uma comunidade carente nômade, na qual os desabrigados dormem debaixo de lonas e tendas frágeis, não possuem saneamento básico e encontram problemas até para contratar serviços de eletricidade. Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência, correto?

A diferença é que um grupo de adolescentes de Seattle resolveu agir em favor deles. Em parceria com a Sawhorse Revolution, uma ONG cujo trabalho é ensinar a carpintaria como ofício para a juventude, eles desenvolveram o projeto Impossible City. Em resumo, o objetivo é construir abrigos funcionais para a população sem teto, levando em conta as necessidades do grupo de Nickelsville. Dentre elas, está a adaptação às mudanças – uma vez que o acampamento migra a cada 18 meses, é preciso que as estruturas sejam fáceis de desmontar e transportar –  e, é claro, adequação aos padrões de segurança básicos.


Impossible-city-canhotices2

 Impossible-city-canhotices3

 Impossible-city-canhotices4

Os adolescentes não só foram capazes de construir as casinhas, como também criaram estações de energia solar, latrinas de compostagem e uma cozinha comunitária. E tudo isso eco-friendly! Inicialmente foram construídos seis abrigos, mas a equipe conseguiu verba para mais projetos por meio de uma campanha no Indiegogo. Confiram a planta das instalações:

Impossible-city-canhotices5

 

Impossible-city-canhotices6

Já postei alguns projetos desse tipo por aqui – um deles foi o ônibus que oferece banho para as pessoas carentes – e fico mais feliz por ver que ideias como essa estão ganhando as ruas. O projeto Impossible City presenteia essas pessoas com uma residência fixa e segura e, principalmente, pode tirá-las do caminho para a criminalidade. De quebra, ainda oferece um ofício para os jovens e a sensação de dever cumprido ao ajudar o próximo. Tem como ser mais legal? Vou ter que ser clichê e concordar com a Coca-Cola: os bons realmente são a maioria.

Via Canhotices  – My Modern Met

Um comentário

Deixe uma resposta