upcycling-cabos-reciclados-01

Recém-formada, a designer de objetos e joias, Billie Van Nieuwenhuyzen, de Ghent, na Bélgica, se diz criativa e desenvolvedora de mil e uma coisas.
Logo, seu interesse está nodesejo de ressignificar as coisas, evitando assim o desperdício de materiais.
Em seu projeto mais recente, a marca de acessórios Edelplast, Billie explora o valor de cabos aparentemente sem utilidade, e ao rever conceito, processo e forma, os transforma em bijuterias.

Assim, atenta ao consumo consciente de materiais, a Edelplast, criada em 2015,reinventa e transforma resíduos eletrônicos (e-waste) em novas possibilidades. Em uma era baseada na produção e compras desenfreadas, o lento processo de tecer, à mão, fios tecnológicos descartados, não somente questiona, como critica o posicionamento da sociedade perante a realidade high-tech.

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-05

Para a manufatura das bijuterias, os materiais são prensados e fundidos, e, na sequência,passam por um processo de corte, técnica aplicada para criar um aspecto plano e entrelaçado nas peças.

Os padrões, entretanto, variam de imagens gráficas ao mármore, assemelhando-se a joias preciosas. Veja como funciona o processo de tecelagem manual seguido por fusão e técnica de corte:

follow-the-colours-edelplast-billie-van (5)

“Derivadas de resíduos de cabos, esses acessórios não apenas decoram como promovem um debate crítico-social. Ao usá-los, uma visão subjacente acerca de nossa sociedade é compartilhada. É alimento para o pensamento, uma forma de até mesmo iniciar um debate sobre o assunto”, comenta Billie Van Nieuwenhuyzen sobre o conceito upcycling da Edelplast à Remade By.

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-08

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-14

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-12

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-02

Colares, brincos e pulseiras lembram mármores e padrões geométricos;

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-03

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-04

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-11

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-10

follow-the-colours-edelplast-acessorios-upcycling-cabos-reciclados-07

 

O resultado final é bem legal! Peças únicas, com design, conscientes e muito originais! Para mais informações sobre os produtos e como adquiri-los, acesse o site.

Via ftc por Selena Escher