Vivagreen

Blog

Você compraria um carro feito com uma impressora 3D?

29 de dezembro, 2014

Pratos, vasos, bijuterias, porcas, parafusos e brinquedos estão entre os objetos favoritos criados ao redor do mundo em impressoras 3D.

Desde que essa tecnologia faça-você-mesmo começou a se popularizar, os ‘makers’, como são conhecidos, ampliaram ainda mais e fortaleceram a comunidade de criação e compartilhamento de projetos. Mesmo qualquer iniciante na impressão 3D tem acesso aos milhares de designs compartilhados online para fabricar objetos usando sua impressora 3D.

 


Porém, nenhum projeto até hoje havia sido tão ambicioso quanto o que foi apresentado em Chicago na semana passada: o primeiro carro feito por uma impressora 3D. E não é nenhum carrinho de brinquedo não, mas sim um carro elétrico com capacidade para até duas pessoas.

O Strati, como foi apelidado, foi criado pela Local Motors do Arizona e levou 44 horas para ficar pronto (comparado com as 10 horas que leva os modelos alemães mais modernos).

 


Diferentemente de muitos modelos apresentados em salões do automóvel, esse carro 3D não é apenas um protótipo. A Local Motors espera diminuir o tempo de produção para saciar a demanda do mercado e começar a vendê-lo entre $18.000 a $30.000 dólares.

No futuro, com a diminuição do tempo de impressão de cada veículo, a empresa pensa em desenvolver seu negócio ao estilo fast-food, onde o comprador aguarda na loja enquanto o carro é impresso. Uma interessante possibilidade que permitirá o consumidor a escolher designs diferentes, tamanhos e outros opcionais para seu veículo.

 


O Strati ainda é um carro de passeio para ficar preso no trânsito da cidade, já que não passa dos 64 kilômetros por hora e em uma carga, a bateria chega a durar 190 kilômetros. Mesmo assim, não deixa de ser algo extremamente impressionante já que o assunto levanta a questão da manufatura por consumidores e também da segurança em dirigir um carro fabricado dessa forma.

Imagina um dia poder imprimir seu próprio carro?

Via  Bruna Calheiros – Shutterstock

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts