reciclador-de-oleo-1024x591

Aparelho caseiro portátil permite reciclar óleo vegetal saturado, transformando óleo usado em sabão.

Assim como existem máquinas para fazer pão e sorvete em casa, em breve deve começar a ser vendido no Brasil um aparelho doméstico para produzir sabão a partir de óleo de cozinha usado, que, jogado fora, contaminaria o meio ambiente.

O aparelhinho, que mais se parece com uma cafeteira, foi criado pela Reciprátik, de Juiz de Fora (MG). O reciclador é capaz de transformar meio litro de óleo usado em 650 gramas de sabão biodegradável em até 10 minutos, apenas adicionando água e soda cáustica.

 

A empresa Bertussi Designdustrial, com sede na cidade de Caxias do Sul, foi a responsável por tirar do papel a idéia da Reciprátik. Observando detalhes como praticidade, por exemplo, o núcleo de carenagem de máquinas do escritório foi quem deu forma ao aparelho. O escritório caxiense, que também tem unidade no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico PUC-RS, em Porto Alegre, está desenvolvendo também o protótipo do reciclador de óleo industrial, para utilização em restaurantes, pastelarias e demais estabelecimentos que utilizam o óleo de cozinha. Esse modelo, além de sabão em barra, também poderá produzir sabão líquido.

A saber: o produto desenhado pela Bertussi também conquistou o prêmio IDEA Brasil 2010, na categoria Ecodesign.

Setor Reciclagem

Um comentário

  • Silvio disse:

    Boa tarde.

    Sou professor do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Estamos organizando a Semana de Ciências em agosto. No dia 27, sábado, ocorrerá uma série de eventos como mostra de trabalhos dos alunos, atividades culturais e palestras. Estamos convidando sua empresa a divulgar o Reciclador Caseiro de Óleo de Cozinha através de palestra e/ou demostração prática.

    Agradeço sua atenção.

    Silvio Ivanir de Castro.

Deixe uma resposta