Vivagreen

Blog

Na China, você pode trocar garrafa PET por passagem de trem

10 de junho, 2015

Dispositivo criado por empresa local permite que usuários também possam trocar as garrafinhas por crédito em seus celulares

Soluções para a reciclagem são essenciais em um país com 1,3 bilhão de pessoas

Ninguém pode negar que o plástico é um produto versátil. De celulares a saquinhos de supermercado, ele está em nosso dia a dia. E pode permanecer bem mais do que nós neste planeta. O tempo de decomposição de uma garrafa PET, por exemplo, pode passar dos 100 anos. Logo, surge como uma necessidade pensar em soluções inteligentes para o destino dos produtos feitos com plásticos.

Uma empresa na China vem testando uma solução interessante: ela permite que os moradores e visitantes de Pequim possam trocar garrafas PET por passagens de trem ou recarregar seus celulares. A empresa Incom, que recicla mais de 15 mil toneladas de garrafas PET por ano, instalou em 34 lugares máquinas capazes de receber as garrafas PET, pesar o material e calcular seu valor e, em seguida, oferecer o crédito para o usuário trocar por recarga ou passagem no transporte público.

O dispositivo criado pela empresa chinesa é uma forma de incentivar a reciclagem e garantir um destino apopriado para os resíduos plásticos. E a máquina também pode sensibilizar as pessoas para a importância do tema em um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes. Porém, a China tem uma florescente indústria de reciclagem de plástico. Além disso, milhares de catadores de lixo informais varrem as ruas das cidades ou vão de porta em porta à procura de resíduos. A máquina da Incom é um mecanismo valioso, mas é fundamental refletir se não terá mais do que um impacto marginal. Cabe a nós pensarmos qual é a nossa relação com o plástico e no que podemos fazer para otimizar o uso de um produto nobre.

Via As Boas Novas – asboasnovas.com.br

 

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts