Vivagreen

Blog

Mostra de cinema movida à energia de pedal percorrerá 5 cidades do Brasil

23 de abril, 2016

De 21 de maio a 19 de junho 5 cidades brasileiras recebem a primeira edição do Cine Pedal Brasil.

Idealizado pela produtora Inffinito, o festival itinerante circula pelas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte exibindo longas-metragens e realizando diálogos sobre mobilidade e meio ambiente com os participantes.

Com objetivo de incentivar a mobilidade, o projeto ocupa praças públicas exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas.

O Cine Pedal Brasil acontece sempre aos sábados e domingos em cada cidade.

O público interessado em participar pedalando e gerando energia deve se inscrever no local do evento.

Para animar os participantes, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o evento conta com a um DJ convidado.

Com uma iniciativa inédita, o Cine Pedal Brasil une incentivo à mobilidade, a promoção da cultura e o fomento à saúde em um só projeto.

“Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização.

Queremos difundir o conhecimento sobre energias renováveis e fomentar a conscientização sobre o meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis.

Também desejamos incentivar o uso da bicicleta como alternativa ecológica e saudável de transporte nas cidades para contribuir com o aumento da mobilidade urbana”, explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Detentora da tecnologia de exibição por meio de energia limpa no Brasil e responsável pela realização do evento a Inffinito lança, com o Cine Pedal Brasil, novo braço utilizando o audiovisual como fomento e promoção de ações em prol do meio ambiente, mobilidade e sustentabilidade.

“A proposta do evento é chamar a atenção para o problema do meio ambiente e mobilidade urbana e de como ideias inovadoras podem afetar diretamente a vida do cidadão.

Queremos propor o pensamento e uma nova leitura de se ver a vida”, conclui Adriana.

Como funciona

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, que podem ser qualquer modelo, desde infantis até adultos.

O festival também disponibiliza um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos.

Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz*, que será recebida por um equipamento condensador, que alinhará toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar.

No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados.

A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

Sobre os filmes exibidos

Com curadoria de Adriana L. Dutra, os filmes projetados serão os documentários Bike vs Carros e 5 vezes Chico o Velho e Sua Gente.

Bike vs Carros – Com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.

5 vezes Chico o Velho e Sua Gente – traz a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

Sobre Diálogos Com o Público

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos documentários exibidos. Mediados também por Adriana L. Dutra – cineasta e Diretora do Cine Pedal, os debates terão como temas: mobilidade x inovação e meio ambiente e
sustentabilidade x educação.

Mobilidade x inovação
No diálogo será discutido como as novas tecnologias podem contribuir para a difusão e promoção de soluções inteligentes para a mobilidade urbana.

Serviço

1º Cine Pedal Brasil
De 21 de maio a 19 de junho

Dias e horários:

Sexta-feira, bikeata
sábados e domingos, das 15 às 22h
Grátis

Datas

Rio de Janeiro | 21 e 22 de maio

Florianópolis | 28 e 29 de maio

Porto Alegre | 04 e 05 de junho

São Paulo | 11 e 12 de junho

Belo Horizonte | 18 e 19 de junho

Programação em todas as localidades

15h – Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento
15h30 Oficina de vídeo para crianças
16h – Subida da Tela e Apresentação de DJ;
17h – Diálogos Com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;
18h30 – Exibição do filme;
22h – Fim da programação.

Pedal.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts