Vivagreen

Blog

Monte sua própria empresa de reciclagem de plástico com o Precious Plastic

02 de maio, 2016

Atualmente, menos de 10% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados e o restante vai parar nos aterros e oceanos poluindo o meio ambiente. Para ajudar a mudar essa estatística sombria, o designer holandês Dave Hakkens criou o projeto de código aberto “Precious Plastic” que consiste em máquinas do tipo “faça você mesmo” permitindo que qualquer um possa abrir um negócio de reciclagem fabricando por conta própria objetos feitos de plástico descartado.

Monte sua própria empresa de reciclagem de plástico através do Precious Plastic stylo urbano-1
Milhões de toneladas de embalagens plásticas poderiam ser recicladas para não parar nos aterros e oceanos.

O designer Dave Hakkens de 27 anos ficou mundialmente conhecido por seu inovador projeto de celular modular, Phonebloks, onde você troca somente os módulos destacáveis para atualizar o celular em vez de trocar todo aparelho por um novo. Dave se descreve como alguém que gosta de trabalhar nos problemas globais, procurando por soluções em conjunto com pessoas de todo o mundo.

Com as máquinas de códio aberto da Precious Plastic e alguns resíduos de plástico, os criadores podem configurar a produção em pequena escala, começando um negócio em casa fabricando peças de plástico reciclado, criando assim itens de valor além de ajudar o planeta. Uma das máquinas tritura o plástico em pequenos grânulos que podem então através do calor e pressão, serem transformados em recipientes, vasos, ferramentas funcionais, jóias e muitos outros itens que só a imaginação pode criar.

Monte sua própria empresa de reciclagem de plástico através do Precious Plastic stylo urbano-2

Os planos de construção das máquinas são de código aberto e foram compartilhados online em uma série de vídeos detalhados que podem ser baixados gratuitamente. De acordo com o criador da máquina, este download gratuito tem toda a informação básica que as pessoas precisam para construir suas próprias máquinas e iniciar uma pequena fábrica de reciclagem de plástico e ganhar dinheiro. Veja mais vídeos aqui.

As máquinas foram especificamente desenvolvidas utilizando materiais universais e ferramentas básicas que estão disponíveis em todo o mundo. Elas também são modulares para que possam ser facilmente reparadas, atualizadas ou adaptadas ao gosto do empreendedor. Mãos à obra pois a matéria prima está disponível as toneladas e de graça.

 

Via Stylo Urbano por Renato Cunha

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts