ipeposte

Há alguns anos fala-se sobre a incrível história do Ipê Amarelo que era um poste e virou árvore. O Ipê teria florescido novamente, mesmo depois de ter sido serrado e transformado em poste de luz.

Parece história inventada né? Mas acredite, não é.

É real e aconteceu em Porto Velho, Rondônia. Algumas décadas atrás, a companhia de energia elétrica da cidade ainda usava postes feitos de madeiras nativas da região.

Este famoso poste veio de um Ipê Amarelo (abundante na região) e, depois de fincado no chão e servir por vários meses como poste de luz, criou raízes, florescendo novamente para o espanto de todos.

E o Ipê Amarelo voltou a ser árvore

Algum tempo depois, a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) solicitou a mudança da fiação elétrica para um poste de concreto, que foi colocado ao lado para poupar a árvore.

O poste de luz florido virou atração turística na cidade e tem a sua floração no mês de julho. O fato aconteceu há mais de 20 anos atrás. O curioso poste/árvore sempre recebeu um grande número de visitantes, fazendo a alegria dos turistas.

O poste/árvore fica na curva da avenida Jatuarana, no bairro Cohab Floresta. Zona Sul da Capital Porto Velho.

20_big

Via Plantei/Blog

2 comentários

  • EDILSON LUIZ DA COSTA disse:

    REALMENTE…conheci este maravilhoso IPÊ AMARELO…ELE tinha sido colocado ali a pouco tempo…e, já estava se FLORINDO em AMARELO…eu estava morando em PORTO VELHO nesta época…e fui visitar um Amigo(JAIRO)(que vendia móveis em PORTO VELHO) e sua maravilhosa Família que moravam bem pertinho deste IPÊ AMARELO…quase ao lado dele…e, me parece…talvez… naquela casa com um pé de Jambo…quase em frente ao primeiro poste de concreto depois da Ávore poste IPÊ AMARELO…do lado esquerdo do Caminhão…!!! Antes de encontrar a casa dele…OLHEI aquele Poste maravilhosamente belo…SIM, e ví…é um Florido IPÊ AMARELO…começando à surgir os primeiros galhos Floridos…!!! Chegando à casa do meu Amigo…logo indaguei o por que daquele poste de madeira…que se BROTOU NOVAMENTE…em um Belo IPÊ AMARELO…aí o meu Amigo me disse que REALMENTE é o que eu estava vendo… e , nestes dias… estava circulando um ABAIXO ASSINADO prá NÃO RETIRADA…que era o que a CIA. DE LUZ estava querendo fazer…retirar o IPÊ e colocar um POSTE DE CONCRETO…!!! FELIZMENTE o POVO do BAIRRO ganharam com o ABAIXO ASSINADO em favor da PERMANÊNCIA do IPÊ AMARELO… e ELE continuou POSTE…mas Sempre …FLORIDO…BELO…E AMARELO…!!! …eu queria fotografar este IPÊ AMARELO neste DIA…mas, eu não tinha máquina fotográfica…e nem o meu Amigo…mas, o IPÊ AMARELO continuou…também… Gravado e FLORIDO em meu CORAÇÃO…Sempre Bonito e BELO…!!! …abraços do: …pó eta: vovô passarinho… …edilsoncosta:.

  • […] Topei com essa história um tempo atrás e ela apareceu de novo, através de um compartilhamento no Facebook (http://vivagreen.com.br/blog/ipe-amarelo-nao-queria-ser-poste/) […]