Vivagreen

Blog

Fazenda urbana ocupa pouco espaço e produz toneladas de alimentos

13 de dezembro, 2015

Projeto permite instalação em até 10 dias de estrutura que utiliza sistema hidropônico para cultivar frutas, legumes, verduras e tantos outros alimentos frescos

Um dos grandes desafios das grandes cidades é lidar com a falta de espaços para agricultura e a necessidade de produção de alimentos em grande escala para atender milhões de famílias. A equação é preocupante, afinal, cada vez mais há menos espaços livres e a população só aumenta em cidades como São Paulo, Londres ou Nova York. Mas será que existe alguma solução para equilibrar esta conta e propor um modelo no qual a própria cidade possa abrigar tais espaços verdes? O conceito de fazenda urbana pode ser uma boa alternativa.

Na Dinamarca, por exemplo, uma empresa propôs um ousado projeto com jardins verticais, sistema hidropônico e estrutura completa para cultivo de alimentos frescos sem sair da área urbana. Intitulado “The Impact Farm” (Fazenda Impacto), o projeto conta com uma área pouco maior de 160m² e pode ser instalado em qualquer município em até 10 dias. Pelo menos é o que garantem os idealizadores Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen.

A estrutura planejada permite o cultivo de legumes, plantas frutíferas, verduras e tantos outros tipos de alimentos que podem abastecer milhares de famílias. Para tal, a fazenda urbana foi desenhada para utilizar sistema hidropônico, o que facilita ainda mais sua instalação em outras cidades além das desenvolvidas (projeto em fase de teste está em Copenhague, capital dinamarquesa), como em áreas de conflitos.

Cidade produtora e população consciente

Para Mikkel e Ronnie, a “The Impact Farm” fará total diferença no fornecimento de alimentos para a sociedade e também tem um aspecto de conscientização, afinal propõe uma reflexão sobre o consumo de alimentos e o desperdício. “Queríamos voltar a ligar as pessoas aos alimentos, dando-lhes um espaço verde que traz a natureza de volta para nossas cidades”, complementa Kjaer.

Outro ponto abordado pelos sócios é que o projeto também pode gerar muitos empregos ao redor do mundo, amenizando a situação em países que sofrem com crises econômicas e políticas. Além disso, este projeto de fazenda urbana também permite maior acesso a alimentos frescos para comunidades humildes e que dificilmente teriam acesso para comprar frutas e verduras em boas condições.

Pensamento Verde

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts